Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Paulo Checoli: um legado ímpar para a Acipi, Piracicaba e região

Notícias 17 de dezembro de 2021

Conhecido por seu trabalho de excelência e visão de futuro, o ex-presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) Paulo Checoli deixa grandes marcas na história da entidade, da cidade e de toda a região. O empresário, que presidiu a Associação por dois mandatos (1997 a 1999 e 1999 a 2001), faleceu ontem (16), aos 84 anos de idade.

 

Sua trajetória à frente da Acipi foi narrada em diversas obras literárias da Associação. Além disso, na galeria da Presidência, localizada na sede da entidade, está disposto um quadro com seu retrato. As lembranças deste grande homem ficarão guardadas para sempre na memória de seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

 

Eles prestaram suas condolências em homenagem à grande personalidade de Checoli:

 

“Para mim, é uma honra falar sobre o dr. Paulo Checoli, pois, além de um grande profissional e ex-presidente da Acipi, ele é meu tio. Ele foi e continuará sendo um exemplo de homem honrado, trabalhador e apaixonado pelo voluntariado na Acipi. Ele deixou sua marca na história da associação, elevando o patamar de profissionalismo e inovação. Ele foi o precursor e agregador de empresários da cidade, que passaram pela presidência da Acipi, seguiram seus passos e contribuíram para que a Acipi se tornasse uma das maiores e mais importantes associações comerciais do Brasil - um divisor de águas. Tenho certeza, que esse legado não será deixado para trás. Muito pelo contrário: gerações e gerações de diretores e conselheiros vão se espelhar na dedicação do meu querido tio ao desenvolvimento da nossa cidade.”

Paulo Roberto Checoli

 

"O legado deixado pelo dr. Paulo Checoli à Acipi e Piracicaba é indiscutível. Até hoje, ele é base para as novas gerações de diretores e conselheiros voluntários. Sua missão na entidade foi cumprida à base de muita dedicação, caráter, ética e olhos no futuro. Ele foi o grande responsável pelo crescimento da associação na década de 1990. É seguindo os passos desse grande líder e se espelhando no trabalho que ele desenvolveu, que outras gestões doam seu tempo e conhecimento na busca de condições melhores para o empresariado piracicabano e para toda a cidade. Obrigado por tanto, dr. Paulo."

Marcelo Cançado

 

"O dr. Paulo Checoli tem uma forte história ligada à Acipi. Ele se dedicou voluntariamente por anos, sempre preocupado com o rumo e vibrando pelas conquistas da associação da associação. Ele sempre foi apaixonado por essa entidade e é uma grande referência para todos nós."

Luiz Carlos Furtuoso

 

"Piracicaba perde hoje um grande homem, pai, marido, grande empresário e advogado. Mais do que isso: hoje perdemos um líder. Obrigado, dr. Paulo."

Jorge Aversa Junior

 

"O falecimento do dr. Paulo deixará uma grande lacuna na vida de todos nós, principalmente, aos ligados à Acipi. Entidade essa que ele amava e se dedicava. Com toda certeza, nós sentiremos muita falta, mas daremos continuidade ao legado que ele nos deixou."

Francisco Bonassi

 

"Hoje, nós tivemos uma grande perda. Dr. Paulo Checoli representou honrosamente para a Acipi um movimento de mudança, de inovação, de ainda mais credibilidade perante a cidade de Piracicaba. Que Deus o receba de braços abertos."

Rodrigo Santos

 

"Temos que homenagear e honrar a memória e o trabalho do nosso ex-presidente e amigo, dr. Paulo Checoli. Ele foi o idealizador de um novo momento da Acipi, o princípio do que a entidade é hoje."

José Antonio de Godoy

 

“O dr. Paulo Checoli foi uma pessoa extremamente importante para Piracicaba, pois fomentou, de várias maneiras, o desenvolvimento local e colaborou muito para o crescimento da Acipi. Na presidência da entidade, ele conseguiu visualizar o futuro e trabalhou para que colhêssemos esses frutos hoje. É uma pessoa que fará muita falta na nossa comunidade.”

Angelo Frias Neto

 

Vida profissional

 

Por mais de 30 anos, Paulo Checoli, da Advocacia Checoli, participou como membro da Diretoria e do Conselho Consultivo da Acipi. Em 1997, com o apoio de Telmo Otero e Oswaldo Palma, candidatou-se a presidente da Acipi.

 

À frente da entidade, Checoli inaugurou a Unidade de Resposta Audível (URA) para as consultas dos associados ao SCPC. Marcou, assim, o início da era da informatização da Associação. 

O ex-presidente inaugurou também o auditório “Antonio Perecin” e delegou atribuições aos diretores, imprimindo uma gestão descentralizadora.

 

Por sua iniciativa, a Acipi passou a contar com a “transparência diretiva”, com o registro em Cartório de Títulos e Documentos das atas das reuniões plenárias da diretoria, o que possibilitou ao associado ou não-sócio obter, oficialmente, tudo o que fosse aprovado pelos diretores da entidade.

 

Com a aprovação unânime da diretoria, ele deu ênfase à participação em programas e atividades sociais da comunidade. Dessa deliberação, resultou a criação do Conselho da Mulher Empresária (CME) e intensificou a realização de cursos, palestras e seminários. 

 

Em setembro de 1998, o gerente administrativo Oswaldo Palma sugeriu a distribuição de folhetos para incentivar a população a votar em candidatos de Piracicaba e orientá-la a fazer cola dos números dos candidatos.

 

No período 1999/2001, registrou-se a participação de 6.209 pessoas nas atividades promovidas pela entidade, sendo 3.244 em palestras. 

 

Durante o mandato de Checoli, houve a formalização de convênio com a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo para a centralização das informações e consultas do SCPC. 

 

A Acipi participou de várias campanhas, como a do Alimento e Piracicaba Contra a Fome e o Frio. Foi a primeira Associação Comercial do Brasil a receber o diploma “Empresa Amiga da Criança” e teve uma efetiva participação nas comemorações dos 500 anos do Brasil.

 

A inauguração oficial do atual prédio da Acipi, situado à rua do Rosário, deu-se no mandato de Checoli. Ele deixou a presidência em 2001, quando Luiz Carlos Furtuoso assumiu o cargo.

 

Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757

www.acipi.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE