Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Facesp reafirma compromisso com plano de retomada, mas alerta que dados não justificam regiões na fase vermelha

Notícias 15 de junho de 2020

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) encaminhou um ofício ao governador João Doria em que reafirma o compromisso com o Plano São Paulo, de retomada das atividades econômicas, porém, alerta que os dados apresentados não justificam regiões na fase vermelha. 

No documento assinado pelo presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, a Federação, que representa 420 Associações Comerciais e cerca de 300 mil empreendedores, “reafirma o propósito de dar todo apoio ao Plano São Paulo, por meio da correta orientação para a implementação do referido Decreto neste período de retomada gradual das atividades econômicas”. E prossegue: “para tanto, a rede Facesp continuará promovendo trabalho de divulgação e acompanhamento dos protocolos em consonância com as normas estabelecidas em cada fase da flexibilização”. 

“Neste particular, continua o ofício, “a equipe Facesp desenvolve um amplo trabalho  a fim de que o Plano São Paulo seja contemplado em sua plenitude por nossas filiadas, seus associados e a sociedade em geral, com a necessária conscientização de todos de que, periodicamente, a região e o município serão avaliados por indicadores de saúde, os quais permitirão ou obstarão sua passagem a uma fase maior de flexibilização a cada 14 dias”. 

Dados

A nova manifestação de apoio ao Plano faz um importante alerta às autoridades. De acordo com o documento enviado ao governador, “muitas regiões do interior foram surpreendidas com suas regressões de fase, sem que o correspondente sistema de saúde indicasse sinais evidentes para tais retrocessos”. 

A partir desta semana, as regiões de Presidente Prudente, Barretos e Ribeirão Preto passam a fazer parte da fase 1- vermelha, a mais rígida da quarentena.  Barretos e Presidente Prudente estavam na fase 3 (amarela) e regrediram drasticamente para a 1. Ribeirão Preto estava na fase 2 (laranja) e regrediu para a fase inicial. 

Dos cinco critérios analisados para a mudança de fase - ocupação de leitos, leitos Covid, variação de casos, variação de internações e variação de óbitos, apenas um deles (variação de internações) apresentou um pequeno aumento. (Veja tabela abaixo). Por outro lado, as três regiões possuem baixos índices de ocupação de leitos Covid-19. 

Na região de Ribeirão Preto, por exemplo, o indicador de “variação de internações nos últimos sete dias” ultrapassou o limite em 0,01. O Plano São Paulo estabelece que para uma região ser classificada como fase 2 – laranja, que possibilita a reabertura do comércio de rua, precisa ter uma variação, nos últimos sete dias, entre 1 a 1,50  no número de internações. Ribeirão Preto registrou 1,51.  

Após a análise dos dados, a Facesp solicitou a revisão e a consequente progressão das fases. “Reconhecermos a seriedade das decisões tomadas pelo governo estadual, mas alertamos para o fato de que pode estar havendo tratamento não adequado a estas regiões ou algum outro fator local não diagnosticado pelos indicadores governamentais”. 

Leia a íntegra do ofício: https://bit.ly/3fwTJap

 

SITUAÇÃO DAS REGIÕES:

 

Região de Barretos – 18 cidades na fase vermelha

 

As cores representam a fase correspondente de cada indicador. Dos cinco indicadores, dois apresentam características da fase 4 (verde), um da fase 3 (amarela).

  • O indicador de “Variação de Internações” ultrapassou o limite em 0,43
  • No item “Variação de óbitos”, o número de 2,00 está no limite da fase vermelha.


Região de Presidente Prudente: 45 cidades na fase vermelha

 

As cores representam a fase correspondente de cada indicador. Dos cinco indicadores, dois apresentam características da fase 4 (verde), um da fase 3 (amarela) e um na fase 2 (laranja)

  • Apenas o indicador de “Variação de Internações” ultrapassou o limite em 0,10


Região de Ribeirão Preto: 26 cidades na fase vermelha

 

 As cores representam a fase correspondente de cada indicador. Dos cinco indicadores, dois apresentam características da fase 4 (verde) e um da fase 3 (amarela).

  • O indicador de “Variação de Internações” ultrapassou o limite em 0,01
  • No “Variação de óbitos”, o número de 2,00 está no limite da fase vermelha

 

 Mais informações:

Cleber Lazo       

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE