Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Facesp apoia Petrobras em campanha de conscientização sobre os riscos do furto de combustível

Notícias 02 de dezembro de 2020

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) vai apoiar a Petrobras, no Programa de Proteção de Dutos – Pró-Dutos. A parceria prevê a participação da rede de Associações Comerciais no trabalho de conscientização da população a respeito dos riscos que envolvem o furto de combustível, além do apoio institucional para a aprovação do Projeto de Lei 8.455/2017, que aumenta a pena de quem furta, armazena ou faz uso do combustível retirado dos dutos de forma ilegal.  

Uma reunião on-line foi realizada na tarde desta terça-feira (01/12) entre a equipe do Pró-Dutos da Pretrobras e vice-presidentes da Facesp e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). 

De acordo com informações da companhia, a maneira mais eficiente e segura de transportar combustível é por meio de dutos, porém, o furto do produto representa sério risco à população, tendo em vista que o vazamento da substância furtada pode causas incêndios e explosões de grandes proporções. 

O Brasil conta com cerca de 15 mil quilômetros de dutos terrestres. Somente no estado de São Paulo, 600 mil pessoas vivem no entorno de linhas de transmissão, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo. 

As consequências do ato também impõem severos riscos ao meio ambiente. O sistema da Petrobras está presente em áreas próximas a reservatórios de água que abastecem 22 milhões de pessoas em São Paulo. 

Outro ponto de atenção é com o impacto que pode ser gerar à rede de suprimento de energia. Os dutos atendem a infraestrutura de aeroportos como o de Guarulhos e de Brasília, e a todo sistema de abastecimento do Centro-Oeste brasileiro. 

A arrecadação de tributos preocupa a Petrobras. Em 2017, de acordo com companhia, os furtos corresponderam a R$ 37 milhões de evasão fiscal. 

PENA MAIS DURA

O projeto que aumenta a pena para quem furta combustível está em tramitação na Câmara dos Deputados. Atualmente, quem comete esse tipo de crime pode ser preso por até 8 anos. O novo texto amplia este prazo para até 14 anos.

A Petrobras ressalta que a população pode denunciar a prática deste tipo de delito, por meio do canal de denúncias, o 168. O anonimato é garantido.

 


Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE