Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“Eu entendi que só unidos poderemos vencer”, afirma Luiza Helena Trajano em live do CME Acipi

Notícias 25 de novembro de 2020

Foco em soluções, determinação e cuidar de pessoas: três expressões que norteiam a trajetória de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e fundadora do Grupo Mulheres do Brasil. Em palestra on-line com o tema “Empreendedorismo na crise: desafios, oportunidades e inovação”, promovida hoje pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), por meio do CME (Conselho da Mulher Empresária), a empresária contou que transformou uma pequena empresa familiar em uma rede varejista de inovação digital com 63 anos de história seguindo princípios de liderança, cultura humanizada, capacidade de aprender e a vontade de fazer, sempre. 

O evento, uma parceria entre Acipi, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e ACSP (Associação Comercial de São Paulo), por meio do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), está disponível no canal do YouTube: Acipi Piracicaba

“A participação de Luiza Helena Trajano é um orgulho para nós e para o varejo de Piracicaba, principalmente em um momento em que há tantas dúvidas do que vamos enfrentar pela frente. É uma honra e um prazer muito grande recebê-la. O Magazine Luiza é uma empresa que começou pequena, em Franca (SP), e chegou ao que é hoje, citada, até mesmo, como um exemplo e ícone a nível internacional. A história do sucesso não é por acaso, é por conquista”, ressaltou Luiz Carlos Furtuoso, presidente da Acipi, que também participou da live, acompanhado da coordenadora do CME, Damaris Verderame, e da coordenadora do CMEC, Ana Cláudia Badra Cotait. 

Luiza iniciou o bate-papo mencionando sobre o propósito de sua família empreendedora. “Minha tia Luiza, razão do nome Magazine Luiza, fundou a empresa. Ela nunca me falou sobre a palavra crise. Eu venho me descobrindo muito durante a pandemia. Sou de fazer, fui criada para ter solução, e não problema. Não adiantava culpar o vírus, mas, sim, entendê-lo. E eu entendi que só juntos poderemos vencer”, disse. 

Mesmo com toda a experiência de gestão, ao passar por diversas outras dificuldades, ela afirma que nunca havia vivido momentos desafiadores como este. “Eu brincava que já havia vivido, na pele, todas as crises, até a chegada do vírus, que mexeu com nossa incompetência e impotência. Não é o comércio que está trazendo esta onda, e sim o lazer. Quando começou a pandemia, eu falava: ‘nós não sabemos nada’. Todo dia era um aprendizado. Essa capacidade de aprender, de entender e ir à luta foi o que me ajudou. Nunca tive medo de assumir posições”, avaliou. 

A empresária citou, também, que tem como responsabilidade liderar sem desigualdade, cuidando de pessoas. “Exerço isso com muita consciência. Líder é aquele que leva as pessoas mais longe do que elas podem ir. Sou uma líder cidadã e fico tranquila porque sei que minha equipe lida melhor do que eu mesma lidaria. E cuidamos, primeiro, da saúde de todos. Foi criada uma telemedicina para acompanhar os funcionários, além de médicos regionais para afastar quem estava com algum problema”, comentou. 

Outra iniciativa, durante a pandemia, foi a criação do Parceiro Magalu para apoiar pequenos negócios. “Ao realizar o cadastro no site, em cinco horas, a pessoa já recebia uma loja para poder vender, sem pagar nada e ganhando comissão. Também passava por treinamento, em parceria com o Sebrae. Sou do seguinte pensamento: PPP (pense primeiro na pequena). As pequenas empresas salvam os empregos que vão comprar na nossa loja”, destacou Luiza. 

Para finalizar, ela deu, também, duas principais dicas: sempre seguir os procedimentos de saúde, como desinfecção e uso de máscaras, e nunca ter medo de errar. “Viva o dia a dia, venda, use as redes sociais, trate bem o cliente, entregue o mais rápido possível. O digital veio para ficar, mas a loja física não vai acabar. Cuide do seu negócio agora. Sintonize, trabalhe, viva as experiências. Temos de nos unir.” 

O evento on-line teve patrocínio da Sicoob Cocre e Unimed Piracicaba.


Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE