Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Cotait critica reação tardia do Brasil ao tarifaço

Notícias 24 de julho de 2025

O presidente da CACB e da Facesp, Alfredo Cotait Neto, criticou, em entrevista à CNN Money, a demora do governo brasileiro em reagir à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos do Brasil. Segundo ele, a medida é “unilateral, desproporcional” e pode gerar impactos severos na economia nacional. 

“O Brasil é um parceiro histórico dos Estados Unidos. Já deveria estar conduzindo negociações, mesmo diante das dificuldades que sabemos existir hoje”, afirmou Cotait, destacando a ausência da diplomacia brasileira frente ao problema. 

O presidente alertou especialmente para os efeitos da tarifa sobre as micro e pequenas empresas (MPEs), que somam mais de 4,5 mil pequenos negócios exportadores para os EUA. “Se não houver uma solução também para os pequenos, muitos vão desaparecer”, advertiu.

Cotait lembrou que são justamente estes empreendedores os maiores responsáveis pela geração de empregos no País. “Se os pequenos forem atingidos, o impacto no mercado de trabalho será inevitável”, reforçou. 

Ele cobrou do Governo Federal a abertura de um canal de diálogo e a adoção de medidas imediatas, como o adiamento da tarifa e o apoio direto aos empreendedores e aos setores mais afetados. “Tem que haver diálogo. É preciso postergar o início deste tarifaço e encontrar caminhos”, defendeu. 

Confira a entrevista na íntegra:

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE