Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associações Comerciais terão papel fundamental na multiplicação das informações sobre os benefícios do Refis das MPEs

Notícias 14 de março de 2022

Após a derrubada do veto ao Refis das MPEs, tem início, agora, a etapa de divulgação dos benefícios do programa de parcelamento de débitos. E, assim como foi quando da mobilização em prol da derrubada, a rede de Associações Comerciais assume, novamente, o protagonismo e passa a levar aos empreendedores as informações sobre como participar do Refis e quais são as vantagens. 

E este processo de multiplicação das informações já teve início. A reunião ordinária conjunta dos Conselhos Diretor e Gestor da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizada nesta segunda-feira (14/03), contou com uma apresentação do procurador João Henrique Chauffaille Grognet, coordenador-geral de Estratégia de Recuperação de Créditos, da Procuradoria-Geral Adjunta de Gestão da Dívida Ativa da União e do FGTS. 

Grognet é o responsável, no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), pelo Refis das MPEs e pela Lei do Contribuinte Legal. “Fundamentalmente, o Refis tem como meta salvar empregos e ajudar na retomada da economia”, afirmou o procurador. 

Aos vice-presidentes regionais da Facesp, Grognet detalhou as modalidades do Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos do Simples Nacional (RELP), ou, simplesmente, o Refis das MPEs “Um dos aspectos mais importantes é que o empreendedor mais afetado pela pandemia terá, proporcionalmente, mais benefícios. A queda no faturamento é quem determinará as vantagens”, explicou. 

O empreendedor deve acessar o portal Regularize (https://www.regularize.pgfn.gov.br/) e fazer as simulações. 

São seis modalidade possíveis, que variam de acordo com a queda no faturamento (veja o quadro abaixo). “O empreendedor não precisa esperar para a última hora para fazer esta simulação”, orientou Grognet. 

Na avaliação do procurador, a ampliação do prazo para regularização do Simples, que se encerra no próximo dia 31, “é uma justa demanda”. “A PGFN está pronta para atuar, assim que o programa for promulgado, contudo, a extensão do prazo seria importante”, salientou.

O procurado aproveitou o encontro para detalhar o Programa de Regularização de Débitos (Portaria PGFN n. 214/2022) e a Transação Tributária do Contencioso de Pequeno Valor (Edital PGFN n. 01/2022), duas modalidades procedentes da Lei do Contribuinte Legal. 

UMA CONQUISTA NOSSA

O presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, parabenizou a rede Facesp pela derrubada do veto e agradeceu o empenho de todos que compõe o sistema de Associações Comerciais. “Mais uma vez, mostramos o porquê somos os legítimos representantes e defensores dos interesses da classe empreendedora”, salientou. 

“A derrubada do veto ao Refis é uma conquista das Associações Comerciais, que se mobilizaram e garantiram a continuidade do funcionamento de mais de 430 mil empresas e, assim, evitaram a demissão de um milhão de trabalhadores’’, ressaltou o vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, que foi o relator dos projetos do Refis e da Lei do Contribuinte Legal. 

Conheça as 6 modalidades do Refis das MPEs:

 

Conheça algumas vantagens do Refis das MPEs:

- Modalidade de acordo com a queda de faturamento (março a dezembro de 2020 comparado março a dezembro de 2019); 

- Possibilidade de parcelar débitos vencidos até a competência de fevereiro de 2022; 

- Adesão pode ser feita até 29 de abril; 

- Prestação mínima de R$ 300 para MPEs e R$50,00 no caso de MEI; 

- Descontos nos juros, multas e encargos 

- Adesão totalmente on-line, pelo site: https://www.regularize.pgfn.gov.br/

Clique aqui para ver os slides apresentados.

Mais informações:

Cleber Lazo          

Comunicação Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

(11) 98340-4952 

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo. 

SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE