Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Em defesa das MPEs, Associações Comerciais levam reivindicações ao Congresso Nacional

Notícias 04 de fevereiro de 2026

As Associações Comerciais, por meio da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), iniciaram uma mobilização no Congresso Nacional em defesa de pautas de interesse da classe empreendedora, com foco especial nas micro e pequenas empresas.

Uma carta passou a ser entregue a deputados e senadores e reivindica, entre outras medidas, o estímulo à formalização de empresas, a atualização do Simples Nacional e a ampliação da participação das micro e pequenas empresas em compras públicas.

“Fortalecer a micro e pequena empresa é fortalecer a economia real. É preservar empregos. É gerar oportunidades. E é promover desenvolvimento mais equilibrado. A liberdade econômica é instrumento central nesse caminho. Sem ela, não há crescimento sustentável”, destaca a carta entregue aos parlamentares.

A CACB avalia que o atual ambiente de negócios no País é marcado por dificuldade de acesso ao crédito, excesso de burocracia e insegurança jurídica.

As Associações Comerciais ressaltam ainda que as micro e pequenas empresas representam cerca de 95% dos negócios no Brasil e respondem por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB), mas, apesar dessa relevância, continuam enfrentando obstáculos estruturais, como entraves regulatórios, elevado custo tributário e dificuldade de acesso a financiamento.

Íntegra da carta entregue a deputados e senadores:

Começa mais um ciclo de trabalho no Congresso Nacional. E a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) vem, respeitosamente, apresentar um pleito objetivo.

O Brasil precisa de uma agenda legislativa clara. Uma agenda a favor do empreendedorismo e das Micro e Pequenas Empresas (MPEs). E a favor da liberdade econômica. A CACB reúne uma rede ampla e capilar. São 2.300 associações comerciais e empresariais. Mais de 2 milhões de empreendedores. Está presente em todas as Unidades da Federação. E mantém contato direto e permanente com micro e pequenos empresários. Isso nos permite acompanhar, na prática, os desafios do dia a dia.

Crédito difícil. Burocracia excessiva. E insegurança jurídica.

As MPE são mais de 95% das empresas brasileiras. Respondem por cerca de 30% do PIB. E geram mais da metade dos empregos formais do setor privado. Também concentram a maior parte do dinamismo do país. Aproximadamente 97% dos novos negócios abertos no Brasil pertencem a esse segmento. Esses resultados crescem quando o ambiente ajuda.

Com livre iniciativa. Regras simples. E previsibilidade.

Mas, apesar de sua relevância, os pequenos negócios seguem enfrentando obstáculos estruturais.

Entraves regulatórios. Custo tributário desproporcional. E dificuldade de acesso a instrumentos financeiros adequados.

Na prática, isso reduz competitividade. E trava crescimento. Por isso, a CACB confia na sensibilidade de Vossa Excelência para avançar projetos e políticas públicas que melhorem, de verdade, o ambiente de negócios. Com foco em pontos diretos:

– ampliação do crédito;

– simplificação tributária e regulatória;

– redução de burocracias;

– estímulo à formalização;

– inovação;

– e maior participação das MPE nas compras públicas e nas cadeias produtivas.

Fortalecer micro e pequenas empresas é fortalecer a economia real. É preservar empregos. É gerar oportunidades. E é promover desenvolvimento mais equilibrado. A liberdade econômica é instrumento central nesse caminho. Sem ela, não há crescimento sustentável. Reiteramos nossa disposição permanente para o diálogo. E para a construção conjunta de soluções legislativas que tornem o Brasil mais próspero e competitivo. As micro e pequenas empresas sustentam o cotidiano econômico do país. Elas também sustentam a opinião de muita gente. A atenção a esse tema não passa despercebida. E, com respeito, dizemos: isso se converte em voto.

Deputado Danilo Forte (CE) recebe a carta do assessor de Relações Institucionais da CACB, João Faustino

Fonte: CACB

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE