Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Acipi participa de manifesto contrário ao aumento de impostos

Notícias 07 de janeiro de 2021

Uma verdadeira união entre os setores do agronegócio, comércio, serviços e indústria. A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e entidades representantes desses segmentos se organizaram e manifestaram, hoje (7), protesto contra o aumento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), proposto no decreto 65.254/2020, pelo Governo do Estado de São Paulo. 

A iniciativa é da Coplacana, da Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba) e Sindirpi (Sindicato Rural de Piracicaba e região). Acompanharam o manifesto, também, 55 tratores de produtores rurais, sindicatos e Câmara de Vereadores. Os participantes se concentraram na Estação da Paulista e, depois, seguiram o trajeto pela rua Governador Pedro de Toledo, no Centro. 

O presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, também apoiou o ato contra os aumentos. “Isso é o que eu chamo de patriotismo. Temos de ser patriotas e enfrentar tudo o que tem de ser mudado neste país. Se o povo não se unir, todos sofrerão. A participação é importante e representa uma vitória para a democracia e para a população”, ressaltou. 

Mauricio Benato e Marcelo Cançado, vice-presidentes da Acipi, comparecerem ao ato para representar os associados na luta contra a elevação das alíquotas. “Somos contra esse aumento de impostos que o Doria está lançando. Apoiamos os empresários e produtores que acordam cedo para lutar e para produzir pelo país, trazendo benefícios para a população”, afirmou Benato. 

Esse aumento dos impostos, segundo Cançado, influenciará não só os produtores, mas toda a população. “Isso chegará à mesa das famílias. São inúmeros impostos que o Governo do Estado pretende implantar, inclusive de produtos de uso necessário e extremamente importantes para a população”, destacou. 

A união dos esforços entre o campo e a cidade, de acordo com Arnaldo Bortoletto, presidente da Coplacana, mostra a força do movimento. “Os impostos afetam a todos. O campo produz, gera alimentos e traz para a cidade. A população da cidade, por outro lado, deu total apoio. O movimento se tornou forte. A cadeia rural se juntou a associações como a Acipi para mostrar a força que podemos ter quando o Governo toma atitudes contra a população. Queremos um basta aos impostos e taxações”, disse. 

Após o anúncio da onda de “tratoraços” no interior paulista, o governador de São Paulo, João Doria, determinou a suspensão das mudanças no ICMS para alimentos e medicamentos genéricos. Em nota, o Executivo afirma que o aumento das alíquotas foi proposto quando a pandemia dava sinais de melhora.

 

 

Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE