Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACE repudia posição de Jundiaí na fase vermelha do Plano SP

Notícias 18 de julho de 2020

Jundiaí, que pertence à Região de Campinas nos Departamentos Regionais de Saúde (DRS), permanece na fase vermelha do Plano SP segundo o anúncio do governador João Dória, nesta sexta-feira (17). Com a determinação, apenas o comércio essencial continua funcionando na cidade.

O governador não aceitou a proposta da Prefeitura do Município, também defendida pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, de divisão do Plano SP em novas microrregiões, o que deixaria a cidade fora da região de Campinas. A proposta foi apresentada para que a análise de flexibilização do avanço da Covid-19 seja mais justa.

O presidente da ACE Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, voltou a defender a retomada do comércio. “Como representante dos empresários da cidade recebi esta notícia com muita tristeza. Nossa cidade está há muitos dias parada”, disse. “Somos independentes e pela estrutura hospitalar disponível já poderíamos ter avançado para a fase amarela. Mas por insistência do Governo do Estado, continuamos fazendo parte da região de Campinas.”

Mark observou que não há lógica o comércio de Jundiai continuar fechado e o de São Paulo, distante 47 quilômetros, estar funcionando.  “As pessoas saem da cidade para consumir onde há loja aberta. Isso prejudica ainda mais os nossos comerciantes.”

Segundo ele, a ACE apoia o pedido da Prefeitura, de subdivisão, e continuará trabalhando para a mudança de fase o mais rápido possível. “Não é possível que o Governo não olhe para a nossa cidade. Muitas empresas irão falir e ficarão sem o seu sustento. Por isso repudiamos esta medida do Estado. Precisamos que o comércio volte!”

 

A divisão em microrregiões também é defendida pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), da qual a ACE faz parte. Pelo plano apresentado ao Governador, o Estado foi dividido em 55 novas sub-regiões e na sub-região de Jundiaí, fazem parte ainda as cidades de Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira e Várzea Paulista. A Facesp ainda não recebeu retorno do Estado sobre a proposta apresentada.

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE