
A vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), na região do Alto Tietê (RA 03), Emilene Ferreira, tomou posse, nesta terça-feira (16/12), como administradora provisória da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos). A cerimônia ocorreu na sede da entidade.
Emilene assume a função em decorrência de decisão do juiz titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Guarulhos, Fábio Alves da Motta, que suspendeu as eleições da entidade, previstas para 28 de novembro, e determinou a indicação de um administrador provisório. Diante da vacância administrativa iminente e da ausência de previsão estatutária para prorrogação do mandato da diretoria atual, o Judiciário entendeu ser necessário garantir a continuidade da gestão e a reorganização do processo eleitoral.
Após a decisão judicial, a Facesp, com o objetivo de garantir a continuidade das atividades essenciais da ACE-Guarulhos e a realização das eleições, indicou às duas partes envolvidas no processo — chapas de situação e de oposição — o nome de Emilene.
A indicação foi acolhida por consenso pelas partes, em “um louvável exercício de cooperação processual”, conforme destacou o magistrado no despacho.
LEGITIMIDADE
Na decisão, o juiz ressaltou, ainda, que a indicação consensual foi corroborada por ofício encaminhado pela Facesp, conferindo legitimidade e reconhecimento institucional à escolha. Segundo ele, o consenso é de extrema relevância, pois reduz a litigiosidade e facilita a transição e a condução do processo de reorganização eleitoral.
O magistrado também enfatiza que a administradora provisória deverá atuar com máxima diligência e imparcialidade, zelando pela continuidade das atividades essenciais da Associação, pela preservação de seu patrimônio e pelo cumprimento de suas obrigações legais e contratuais. A atuação, segundo o juiz, será fundamental para restaurar a confiança no processo eleitoral e garantir que o próximo pleito seja conduzido de forma justa, transparente e democrática.
A Facesp colocou à disposição de Emilene e da ACE Guarulhos todo o suporte técnico necessário para o cumprimento das determinações judiciais e para assegurar a continuidade das atividades da entidade, sem prejuízos aos associados, colaboradores e prestadores de serviços.
Além de vice-presidente da Facesp no Alto Tietê, região que reúne 11 Associações Comerciais, Emilene Ferreira já exerceu os cargos de diretora e presidente da Associação Comercial de Ferraz de Vasconcelos, o que reforça sua experiência e isenção para o exercício da função.

DESAFIO
Logo após a posse, Emilene conversou com a imprensa presente na sede da ACE Guarulhos e se reuniu com os colaboradores da entidade. “Aceitamos esse desafio pelo bem da entidade e do nosso sistema associativista”, afirmou.
Contadora de formação, ela destacou a importância de tranquilizar colaboradores, associados e empreendedores que utilizam os serviços da ACE. “Com diálogo, cautela e transparência, vamos trabalhar em prol da Associação Comercial de Guarulhos, uma entidade tão relevante para a nossa Rede”, disse.
Emilene ressaltou ainda que, paralelamente à gestão administrativa, será conduzido um processo eleitoral democrático e transparente para que a ACE Guarulhos retome a normalidade institucional. A Justiça determinou o prazo de 30 dias, a contar da posse, para a apresentação de um plano detalhado de condução das novas eleições, incluindo cronograma e medidas específicas para sanar as irregularidades apontadas que motivaram a suspensão do pleito de novembro.
A cerimônia de posse contou com a presença do superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, de gestores da Federação, além de representantes jurídicos da ACE Guarulhos e de ambas as partes envolvidas no processo.
CLIQUE AQUI e saiba mais