Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Varejo paulista tem quarto resultado positivo, aponta Associação Comercial de SP

Notícias 04 de dezembro de 2017

Boletim ACVarejo registra aumentos de 1,1% das vendas em setembro e de 3,2% no período acumulado (janeiro a setembro); para ACSP, recuperação ganha força

São Paulo, 4 de dezembro de 2017. Depois de um início de ano com resultados negativos, o volume de vendas do varejo ampliado registrou, em setembro, o quarto resultado positivo consecutivo de 2017 (1,1%), na comparação com o mesmo período de 2016, de acordo com a pesquisa ACVarejo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O varejo ampliado inclui automóveis e material de construção. O levantamento também mede o desempenho do varejo restrito. Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a elevação de setembro ? mesmo que pequena ?, dá prosseguimento a um movimento positivo que teve início em junho deste ano, “o que indica que a recuperação vem ganhando força, em decorrência do aumento da renda e do emprego e da maior disponibilidade de crédito, com taxas de juros mais baixas e maiores prazos de financiamento”.

No período acumulado de janeiro a setembro, o setor acumula alta de 3,2% no território paulista, sobre igual período de 2016.

Atividades

Em setembro, oito das nove atividades econômicas consideradas na pesquisa ACVarejo expandiram suas vendas em relação ao mesmo período de 2016: lojas de departamento, eletrodomésticos e eletrônicos (12,6%); concessionárias de veículos (10,4%); lojas de móveis e decorações (10,2%); autopeças e acessórios (6,4%); supermercados (4,6%) farmácias e perfumarias (2,9%); lojas de material de construção (2,8%); lojas de vestuário, tecidos e calçados (2%). Na contramão, o ramo “outros tipos de comércio varejista” perdeu 14,6% ? ele abrange combustíveis e lubrificantes, por exemplo.

Regiões

Na mesma base de comparação, o comércio do Vale do Paraíba teve o melhor desempenho em setembro (11,3%), seguido pelas regiões de Jundiaí (6,8%), Sorocaba e Vale do Paranapanema (5,7%), Ribeirão Preto, Baixa Mogiana e Franca (5,2%), Campinas (2,7%) e Marília (2,7%).

As lojas registraram perdas de vendas nas regiões Metropolitana Oeste (-6,7%), Metropolitana ABC (-3,5%), Presidente Prudente ( -2,1%) e São Paulo (-0,4%).

A pesquisa ACVarejo é elaborada mensalmente pelo Instituto de Economia da ACSP com informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Abrange as seguintes atividades: autopeças e acessórios; concessionárias de veículos; farmácias e perfumarias; lojas de departamentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos; lojas de material de construção; lojas de móveis e decorações; lojas de vestuários, tecidos e calçados; outros tipos de comércio varejista; supermercados. 

Veja na íntegra:

ACVarejo Boletim n.41 (vendas e faturamento - varejo ampliado e varejo restrito - Estado de SP e de cada região)  

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE