FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Reunião da Câmara de Navegação da ACS

Notícias 09 de julho de 2020

O transporte de contêineres entre os terminais de Santos em navios de cabotagem e o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos foram temas discutido na reunião por videoconferência da Câmara de Navegação da Associação Comercial de Santos realizada na tarde desta quarta-feira (08).

De acordo com o coordenador da Câmara Vanderlei Lopes, a ação da ACS em ajudar a comunidade portuária e questionar a Santos Porth Authority (SPA), sobre a possibilidade de fazer o transporte entre terminais com navios de cabotagem, é algo que merece destaque.  "Esse serviço, se implantado,  vai desafogar a parte de transporte rodoviário, a margem direita e a esquerda do Porto. Já tivemos algumas autoridades envolvidas nessa questão, e, elas já nos deram uma prévia que não teria problema a aplicabilidade no cais santista”.

Além do trabalho da ACS com relação ao transporte de contêineres no serviço de cabotagem, a Câmara também falou sobre a aprovação do PDZ que é muito aguardada pela comunidade portuária.

"Tivemos a informação por membros do Consad que nos próximos dias teremos novidades com relação à nova edição do plano. E, vemos isso com bons olhos", ressaltou Vanderlei. O material reúne normas de exploração de áreas no Porto, e funciona como um instrumento de planejamento e fomentador de políticas públicas portuárias.

O coordenador enfatizou que as reuniões da Câmara têm sido proveitosas. “Colocamos em pauta questões relacionadas à comunidade marítima e percebemos um ajuda mútua nos assuntos abordados”.

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign