FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo novas ideias
construindo caminhos
FACEP

Encontre sua AC

ACESSO PDO

Programa Empreender será fundamental na retomada da economia, avalia Facesp

Notícias 30 de julho de 2020

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) avalia que o Programa Empreender será ainda mais fundamental no apoio às micro e pequenas empresas (MPEs) neste momento de busca por ações concretas que ajudem na retomada da economia. 

Uma oficina online foi realizada nesta semana para discutir o retorno do projeto - que reúne empresários de um mesmo segmento nos chamados núcleos setoriais. O evento contou com a participação de presidentes e diretores de Associações Comerciais, de Federações, da Confederação Nacional das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (CACB), além de representantes do Sebrae nacional. 

“Nunca o Empreender foi tão necessário na vida das micro e pequenas empresas”, avaliou Nelson Andujar, coordenador estadual do Empreender da Facesp. “O projeto fará a diferença, de maneira positiva, na retomada dos negócios e no reaquecimento da economia”, afirmou. 

Na avaliação de Andujar, São Paulo possui Associações Comerciais que após o incremento do Empreender, cresceram e se desenvolveram. “Ele pode ser implementado em ACs de qualquer tamanho, basta querer e se organizar para tal”, destacou o coordenador estadual, que acompanha a implantação do programa desde o início, em 2002. “Há Associações que modernizaram a estratégia de atuação e cresceram significativamente a partir da implantação do Empreender e é isso que queremos ver cada vez mais”, disse o coordenador.  

Dirigentes das ACs de José Bonifácio, de Ribeirão Preto e de Presidente Prudente estavam presentes na oficina. “São três Associações que se tornaram referência dentro do programa”, destacou Andujar. Também representaram a Facesp no encontro, o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos, Marcelo Nunes, coordenador financeiro do Empreender da Facesp. 

AVALIAÇÃO e RETOMADA

Durante a oficina, momento em que houve o compartilhamento de ideias dos presidentes, diretores e coordenadores de todos os estados, o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a importância da luta dos empresários por um país compatível com as atividades empreendedoras, que tem como porta-voz as Associações Comerciais. “Uma das grandes vantagens do Empreender é conectar a empresa à Associação Comercial, inserindo o empresário na cultura do associativismo”, complementa. 

O presidente da CACB, George Pinheiro, disse que o uso da tecnologia na execução do programa Empreender, neste período de pandemia, foi um diferencial. 

Coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, afirmou que a experiência dos núcleos setoriais do Empreender foi levada para outros países e continua a obter fortes resultados nas entidades brasileiras. A prova disso, segundo Rezende, foram os mais de 30 milhões de euros aplicados pela União Europeia na América Latina, por meio do programa AL-Invest 5.0, que teve como bases de execução os núcleos setoriais do Empreender.

 

 

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros CACB SCPC SEBRAE Certisign