Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Nação mais digital do mundo, Estônia abre as portas aos empresários brasileiros

Notícias 10 de janeiro de 2020

Considerado um dos países mais digitais do mundo, a Estônia, localizada no norte da Europa, abre as portas aos empresários brasileiros para mostrar como se transformou em referência de nação tecnológica e aumentou,  em menos de 30 anos, a renda per capita em 250 vezes.

Com 1,3 milhão de habitantes, 45 mil quilômetros quadrados e o 30º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo (o Brasil está na 79ª posição), a Estônia quer mostrar aos brasileiros como conseguiu deixar de gastar 2% do Produto Interno Bruto (PIB) graças à digitalização.

Além da economia gerada, os estonianos reduziram de forma significativa a burocracia. Apenas três serviços exigem a presença física de um cidadão em uma instituição do governo: casamento, divórcio e transferência de imóvel. As mais de 500 atividades restantes - de abertura de empresas à votação nas eleições - é possível ser feito apenas com a assinatura digital.

A transição para este modelo de uma sociedade digital teve início em 1991 quando o governo estoniano se tornou independente, após 51 anos sob o jugo do comunismo da União Soviética. A decisão do governo recém-criado foi que modernizar o país era a saída para vencer os sérios obstáculos que enfrentava.

O caminho até chegar aos dias de hoje passou por reformas, privatizações e ações econômicas liberais. Em paralelo, a Estônia adotou medidas importantes para ser pioneira no World Wide Web (www).

Foram construídos laboratórios e toda a infraestrutura necessária para levar a Internet até as regiões mais distantes. Hoje, 90% dos estonianos têm acesso à web. Um documento de identidade digital permite que cada cidadão possa ser reconhecido de forma online e, assim, tenha acesso a serviços públicos. Esse cartão é emitido pelo governo e obrigatório. No frio país europeu, uma lei iguala o valor de uma assinatura digital à física.

MISSÃO ESTÔNIA
E para conhecer de perto esta nação digital, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) vai apoiar novas missões empresariais para a Estônia em 2020.

As “Missão Business Tech” serão destinadas à rede de Associações Comerciais. O objetivo é formar grupos de empresários que conhecerão programas como o Residência Digital (e-Residency); farão reuniões com startups e autoridades locais; participarão de demonstrações de tecnologias; workshops; entre outras atividades. Algumas missões já estão sendo programadas.

O embaixador do Brasil na Estônia, Roberto Colin, disse, em mensagem em vídeo enviada à Facesp, que 2019 foi um ano recorde de visitas de delegações brasileiras. Apenas do Estado de São Paulo foram três. Uma delas da Facesp. As outras eram formadas por educadores e uma do governo do Estado.

“Convido os empresários a conhecer in loco esta sociedade digital, os avanços do governo eletrônico, as startups de base tecnológica e o sistema educacional”, disse. “Estou à disposição da Facesp para oferecer todo apoio necessário a esta missão”, afirmou Colin.

PRIMEIRA MISSÃO
Em setembro de 2019, a Associação Comercial e Industrial de Marília, em parceria com a Facesp, organizou a primeira missão empresarial. O balanço desta visita foi apresentado pelo consultor Raphael Fassoni, da Estônia Hub, durante a reunião de vice-presidentes da Facesp, em dezembro.

“Uma empresa é aberta em três horas, transporte público é gratuito, todo serviço público é digital, isenção fiscal para pessoa jurídica, país mais empreendedor da Europa, dentre outras questões que tornam a Estônia o centro das atenções mundial”, disse Fassoni, que mora em Tallin, capital estoniana.

A Associação Comercial ou associado que tiver interesse em participar ou organizar uma missão para a Estônia pode entrar em contato pelo e-mail contato@estoniahub.com.br.

 

Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br
(11) 3180-3539

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE