Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Na ACIC, Tarcísio de Freitas, pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes

Notícias 15 de junho de 2022

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) iniciou na tarde desta terça-feira, 14 de junho, uma série de encontros com os pré-candidatos ao governo de São Paulo, a serem realizados este mês, na sede da entidade. A iniciativa faz parte do ciclo de palestras com os postulantes aos governos estadual e federal, promovido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O primeiro a participar do evento, que contou com o apoio do Ciesp Campinas, Habicamp, Sindilojas Campinas e Região e Sindivarejista Campinas e Região, foi o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Partido Republicanos).

Guilherme Campos, primeiro vice-presidente da ACIC e vice-presidente da Facesp, recepcionou os mais de 200 convidados, entre empreendedores, autoridades e representantes dos setores produtivos de Campinas e região e presidiu a cerimônia, representando a presidente da ACIC, Adriana Flosi, também diretora-executiva vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas. O evento, realizado no auditório da ACIC, foi transmitido ao vivo para os demais espaços da sede da Associação e em seu canal no YouTube. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait, o ex-assessor especial do ministro da Economia Paulo Guedes e responsável pelo programa de governo de Tarcísio de Freitas, Guilherme Afif Domingos, a deputada estadual Valéria Bolsonaro e o vice-prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso compuseram a mesa diretiva.

                                                           

Entre os presentes estavam, ainda, José Henrique Toledo Corrêa, diretor do Ciesp-Campinas; Francisco de Oliveira, presidente da Habicamp; Guto Gobbo, presidente do Sindilojas; Kelma Camargo, diretora do SECOVI (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação ou Administração de imóveis); Elson Isayama, presidente do Sindasp (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo); Silvia Quirós, presidente do Lide Campinas; Rodrigo Neves, presidente do Conselho da Amcham; e Artur Orsi, presidente do PSD municipal. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, disse que a iniciativa da ACIC é de fundamental importância para que os candidatos exponham as suas ideias e, também, pela própria reunião que permite que eles ouçam as demandas e as dificuldades dos setores econômicos, já que estavam presentes mais de 20 representantes de associações comerciais e representantes desses setores de Campinas e da região. “Campinas procura ouvir esses setores e está  dando o exemplo de desenvolvimento por meio do Plano de Ativação Econômica. Tenho certeza de que o nosso município pode contribuir com o plano de governo. Nós acreditamos que os programas de distribuição de renda são importantes, mas o melhor programa social que existe é o emprego e a renda. Aqui estão aqueles que representam os setores que geram empregos e renda e fazem de Campinas a 10ª cidade do País”, afirmou.

Tarcísio de Freitas que, em janeiro de 2019, assumiu o ministério da Infraestrutura, no governo do presidente Jair Bolsonaro, e deixou o cargo em março deste ano, defendeu a reforma tributária como necessidade para evitar a bi tributação e como forma de trazer investimentos para o estado de São Paulo, tornando o ambiente de negócios mais competitivo e, também, que a reindustrialização comece por São Paulo. No entanto, ele lembrou que o maior desafio, neste momento, é gerar empregos e oportunidades. Lembrou que, para as indústrias falta energia barata, crédito, mão de obra qualificada e infraestrutura e que, primeiro, “é preciso aumentar a oferta de energia, trazendo gás do pré-sal para o continente e também gás que vem do lixo e do campo, e regular o mercado para evitar ficar nas mãos de dois ou três fornecedores: É necessário produzir etanol de segunda geração, dar incentivo para a geração de biometano e biogás, que pode ser usado no transporte público, por exemplo”, enfatizou. 

De acordo com o pré-candidato, São Paulo está perdendo a guerra fiscal para outros estados e, por isso, é preciso rever as substituições tributárias, restabelecendo as alíquotas aos níveis pré-pandemia a fim de evitar a evasão das empresas. Tarcísio de Freitas citou o Mato Grosso do Sul que criou um programa de reindustrialização, trabalho, emprego e renda, que é um plano de incentivo tributário e também ressaltou a intenção de recuperar a infraestrutura de transportes que se desenvolveu às margens das linhas dos trens, bem como separar linhas de cargas e passageiros, além de explanar sobre o intuito de valorizar os policiais civis e militares e os professores, entre outros tópicos do seu plano de governo.

O primeiro vice-presidente da ACIC, Guilherme Campos, agradeceu a presença de Tarcísio de Freitas, dada a importância do cargo de governador do principal estado da federação, ao qual pleiteia e destacou que a Associação tem muito a colaborar com o plano de governo. Guilherme também mencionou a relevância da participação de Guilherme Afif como coordenador do programa de governo do pré-candidato: “No universo das associações comerciais Guilherme Afif, que presidiu a Associação Comercial de São Paulo, é a nossa referência, principalmente pela luta em prol da micro e pequena e do empreendedorismo”, enfatizou.

O presidente da Facesp, Alfredo Cotait, reiterou a relevância da oportunidade proporcionada pela ACIC para que todos possam conhecer as propostas e colaborar com ideias que possam ser agregadas ao plano de governo. Guilherme Afif explicou que o objetivo do encontro foi colher subsídios para dar as cores locais ao programa, tratando cada região com o seu grau de desenvolvimento e as suas necessidades e destacou que a proposta do pré-candidato Tarcísio de Freitas é liberal na prática: “A característica de Tarcísio é  a de realizar parcerias público-privadas, virando a chave, em vez de aguardar o orçamento público. Foi assim que ele fez até agora, foi buscar na parceria com a iniciativa privada investimentos para as obras. Nós defendemos a modernidade e não a antiguidade.”, disse Guilherme Afif. A ACIC dá sequência aos encontros com os pré-candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, no dia 21 de junho, às 14h, com a vinda de Felicio Ramuth (PSD).

 

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE