Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mercado de produtos sustentáveis está cada vez mais aberto para os empreendedores

Notícias 13 de julho de 2022

É notório que as pessoas buscam cada vez mais a sustentabilidade, uma pegada mais verde e natural para o dia a dia, tentando diminuir os estragos feitos no planeta e aumentar a longevidade da qualidade de vida.

 

Paralelo ao desejo do consumidor, temos os empresários que também já tiveram sua consciência tomada por algo que aconteceu em suas vidas e os fizeram mudar de hábitos, em um primeiro momento, e enxergaram posteriormente um nicho de mercado para empreender e ajudar quem procura por certos produtos.

 

Esse é o caso da empresária Bárbara Villa Talarico, dona da Naativa Saboaria e Autocuidado. A empreendedora conta não ser possível falar do seu negócio sem mencionar a sua história pessoal, que começou quando conheceu (uma semana antes do início da pandemia) seu marido, Vitor Hugo, biólogo e idealizador da @Naativa Projetos, que trabalha com ações de educação ambiental.

 

Segundo Bárbara, essa "pausa" que a pandemia lhe trouxe, por ter que começar a trabalhar remotamente em seu antigo serviço, fizeram-na se reconectar com a natureza, se tornando vegetariana e começando a questionar muitos hábitos de sua vida.

 

“Foi então que acabei me encontrando no universo da saboaria artesanal. Fiz alguns cursos e logo defini que queria ser reconhecida por ser uma saboaria vegana e natural. Fiquei em choque em saber que a maioria dos sabonetes são produzidos com sebo de animal e, em meio aos estudos das matérias primas que compõe nossos cosméticos de uso diário, senti a necessidade de trazer tudo que precisamos para o nosso autocuidado de forma simples, tudo natural e vegano. Assim surgiu a Naativa que, junto com a Naativa Projetos, tem a missão promover consciência ambiental por meio de nossos produtos e serviços, resultando em qualidade de vida e conservação da natureza”, conta.

 

Os sabonetes da marca são produzidos manualmente e feitos com matéria-prima de qualidade, terapêuticos e com óleos essenciais. Os produtos ainda são zero lixo, pois são armazenados em caixinhas de origami no papel Kraft, sendo possível reutilizá-las, reciclá-las, utilizá-las como sementeira ou descartá-las na compostagem.

 

Sobre as ferramentas que usa para alavancar suas vendas e gerenciar seus negócios, Bárbara destacou o Trello, um aplicativo gratuito de gerenciamento de projeto, que utiliza para organizar e planejar as atividades, listando-as dentro da plataforma e distribuindo-as entre ela e sua sócia. Com ele é possível saber exatamente qual tarefa está em andamento, o que já foi feito e o que está por fazer.

 

A empresária ainda deu dicas para quem deseja empreender na área e está entrando neste mercado. “Defina qual o propósito da sua empresa, trace suas metas, organize suas ideias, planeje e faça cursos na área”, exemplificou.

 

Reinventando dentro do sustentável

 

Nádia Xocaira, da Com.Art, conta que a empresa nasceu com a dificuldade de vendas no início da pandemia. “Tudo fechando e eu precisava vender. Já tinha o meu trabalho de bijuterias sustentáveis há bastante tempo, porém não havia um local de vendas. Com isso, montei a loja colaborativa”.

 

A empreendedora se especializou em vidros, fortalecendo a proposta de economia circular, de que nada se joga fora, tudo se transforma em outro produto. Investiu em suas redes sociais, divulgando as peças aos amigos que, por sua vez, indicam a outros, formando assim uma rede de clientes.

 

Ainda segundo Nádia, o público de sua loja são pessoas que gostam de decoração diferenciada, exclusiva, mulheres que preferem acessórios ambientalistas, pessoas com visão holística e outros.

 

Nádia também deu dicas para quem deseja começar o seu negócio. “Muito foco, disciplina e perseverança. Tudo o que se deseja se realiza com ações pontuais. Aqui, trabalhamos para algumas ongs e colocamos a sustentabilidade como pilar principal”.

 

Sobre a Associação

A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE