Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Feriados prolongados: O impacto para o comércio de Sorocaba

Notícias 20 de fevereiro de 2020

Ao todo, o ano de 2020 terá nove feriados nacionais, sendo que seis deles serão prolongados, ou seja, caem em segundas ou sextas-feiras e acabam emendando com o final de semana.

Para alguns, isso é motivo de alegria, para outros é prejuízo. As empresas do segmento de turismo e lazer poderão conquistar uma melhora no faturamento, já os demais, em tese, ficarão fechados e, portanto, deixarão de faturar.

Segundo o setor de economia da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Esamc Jr., os feriados são uma boa fonte de recursos sobressalentes ao comércio. “É só perceber o aumento de vendas no Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Páscoa”, avalia a economista Carla Giuliani.

Por outro lado, a Federação do Comércio de São Paulo calcula que haverá uma queda de R$ 11,8 bilhões no varejo no Brasil, por conta dos feriados prolongados, que neste ano serão o dobro de 2019. “No Brasil, temos um excesso de interrupção de trabalho, por conta dos feriados, que, no final, prejudica não somente o comerciante, mas também quem trabalha na empresa”, ressalta o presidente da Associação Comercial, Sérgio Reze.

Para a economista, o que alguns setores perderão, será compensado nos ganhos de outros segmentos. Em 2019, o setor de turismo e lazer injetou R$ 28 bi na economia.

Para que ninguém saia no prejuízo e tente tirar proveito de todas as datas comemorativas, a economista Carla Giuliani dá algumas dicas:

- É necessário pensar em ações que possam lembrar o público de que o comércio estará à disposição;

- Criar ações de incentivo às compras, com descontos e condições favoráveis, para compensar os dias em que estarão fechados;

- Lembrar o cliente das datas comemorativas;

- Fazer um “link” entre o tema do feriado e o ramo de atividade da empresa.

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 3331-1003 / (15) 98146-7182 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Facebook: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram: @acsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE