Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Dirigente alerta para utilização do Pix nos Darf´s

Notícias 06 de janeiro de 2021

O diretor da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, está alertando os empresários em geral, para uma forma mais prática e rápida para as empresas que declaram débitos e créditos tributários, sobre a possibilidade de quitarem as contas com o Fisco por meio do Pix, novo sistema de pagamentos instantâneo do Banco Central. O Banco do Brasil em parceria com a Receita Federal está adaptando o recolhimento de tributos à nova tecnologia, lançada recentemente e que executa transferências em até dez segundos. “Isto certamente vai agilizar bastante as operações, pois, o novo mecanismo é bem prático e funcional”, disse o dirigente pompeiano que é do ramo de comunicação eletrônica. “É preciso acompanhar a evolução dos tempos”, defendeu. 

O novo modelo do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), principal documento de arrecadação do governo federal, passará a ter um código QR que permitirá o pagamento via Pix. Bastará o contribuinte abrir o aplicativo do banco, ativar o Pix e apontar o celular para o código, que será lido pela câmera do celular. Por enquanto, a novidade só está disponível para as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e de Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). “Em breve a Receita estenderá o Pix para outros tipos de empregadores”, comentou o dirigente que vem acompanhando o desenvolvimento desta eficiente opção de pagamento. 

De acordo com o Fisco o código QR do Pix será incorporado ao Documento de Arrecadação do eSocial, usado por empregadores domésticos e que registra 1 milhão de pagamentos por mês. “Neste caso o empregador também terá esta comodidade”, apontou Alair Mendes Fragoso ao frisar que neste mês de Janeiro a novidade será estendida ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional, usado por 9 milhões de microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais. “Evitará uma série de comportamentos, como ir ao banco por exemplo”, falou. 

A Receita Federal informou que, ao longo de 2021, todos os documentos de arrecadação sob a gestão do órgão terão o código QR do Pix. Segundo a Receita Federal cerca de 320 milhões de pagamentos por ano são feitos por meio de documentos emitidos pelo Fisco. “Em novembro o Tesouro Nacional lançou o PagTesouro, plataforma digital de pagamentos integrada ao Pix”, acrescentou Alair Mendes Fragoso que defende a forma simplificada e rápida do pagamento eletrônico. “Isso já existe no comércio e os próprios lojistas passarão a utilizar essa nova ferramenta de pagamento”, falou ao conhecer vários estabelecimentos comerciais que já oferecem este tipo de alternativa ao cliente. 

Com a utilização desta nova forma de pagamento a ferramenta através do Pix dispensa a emissão da Guia de Recolhimento à União (GRU) e permite transferências instantâneas à conta única do Tesouro pelo Pix, além de pagamento por meio do cartão de crédito. “Não tenho dúvidas de que este Pix trouxe um novo relacionamento entre credor e pagador facilitando as transações, e não seria diferente nas obrigações tributárias”, disse o diretor da associação comercial de Pompeia. “Estamos vivendo um período de transação inevitável em que as relações comerciais também estão sofrendo evolução”, opinou Alair Mendes Fragoso.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE