Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Congresso Empresarial da Acipi aborda choque e controle das finanças em sua segunda semana

Notícias 11 de agosto de 2020

Em sua segunda semana, o 14º Congresso Empresarial da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) proporcionará ao público reflexões sobre “Choque nas finanças para superar adversidades”, com o especialista Márcio Iavelberg. A palestra ocorrerá amanhã, dia 11, às 20 horas, pelo canal Acipi Piracicaba no YouTube.

 

A participação é gratuita a todos os interessados, basta que se faça inscrição pelo endereço eletrônico bitly.com/congresso_acipi. O Congresso, que teve início na última semana com a palestra do doutor em educação, jornalista e publicitário, José Luiz Tejon, segue ainda nos dias 18 e 25 de agosto, sempre on-line. O tema central do evento é “Superando Adversidades”.

 

Iavelberg é sócio-fundador da Blue Numbers Consultoria, palestrante e escritor. Ele apresentará ferramentas para planejamento, controle de finanças e fluxo de caixa. Segundo ele, todos os momentos são importantes para aprendizado e planejamento, mas a crise é uma “oportunidade que exige um cuidado ainda maior, uma dedicação ainda mais especial”. “É um momento como este, que faz com que o empresário repense seu modelo de negócio, a qualidade de suas vendas, o comprometimento de sua equipe. Enfim, situações como esta podem propiciar mudanças severas e que, muitas vezes, poderão garantir uma vida longa e saudável para as empresas”, aponta.

 

Ainda conforme o palestrante, “a grande maioria dos empresários gosta de se envolver no desenvolvimento de seus produtos e serviços e até em vendas, mas poucos gostam ou conhecem finanças”. “E essa falta de proximidade faz com que ele acabe tomando más decisões ou até não tomando decisões no tempo certo. Algumas práticas simples, como montar uma reserva de caixa, só são lembradas em um momento de baixas vendas. E em uma crise mais acentuada como esta, onde muitas vendas despencaram, quem não tinha reserva, no mínimo, está muito preocupado com o futuro de seu negócio”, afirma.

 

Iavelberg acrescenta que a administração financeira de uma empresa não precisa ser complexa. “Ao contrário, com cinco folhas A4 pode-se fazer uma gestão bastante eficiente, visando ótimos resultados. É isso que levamos aos nossos clientes e, ao perceberem como vinham complicando a gestão ou evitando, passam a se sentir muito mais confiantes na tomada de decisão. São poucos os relatórios que o empresário deve acompanhar, mas vai precisar ter disciplina para analisar seus números com certa frequência e regularidade. Falaremos (na palestra) de alguns relatórios como o DRE, que mostra se a empresa está gerando lucro; do Fluxo de Caixa, que mostra como uma empresa pode quebrar mesmo vendendo muito; de como é importante conhecer a margem daquilo que se vende e até que desconto eu posso dar, entre outros assuntos”, destaca.

Programação

 

No dia 18, o Congresso trará o tema “Gestão das Emoções e autoconhecimento”, com Oscar Motomura, CEO do Grupo Amana-Key, organização especializada na área de gestão, estratégia e liderança. A ideia, com os ensinamentos do mestre em psicologia social, é abordar como a gestão das emoções e o autoconhecimento podem ajudar a superar os desafios.

Para fechar o evento, no dia 25 de agosto, o arquiteto e especialista em projetos para varejo Julio Takano ministrará a palestra “Construindo marcas e transformando negócios”.  CEO da Kawahara | Takano Retailing, ele falará sobre o novo papel do varejo no cenário atual, seu impacto e o consequente reposicionamento deste segmento.

 

O 14º Congresso Empresarial da Acipi tem patrocínio do Sicoob Cocre e da Unimed Piracicaba e apoio do Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas).

 

Serviço

 

14º Congresso Empresarial Acipi - GRATUITO

Datas: 11, 18 e 25 de agosto

Welcome: 19h45

Início: 20h

Canal do YouTube: Acipi Piracicaba

Realização: Acipi

Patrocínio: Sicoob Cocre e Unimed Piracicaba

Apoio: Pecege

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/congresso_acipi

Informações: (19) 3417-1766, ramal 725, ou contato@escoladenegociosacipi.com.br

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE