Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comércio de Bastos se movimenta com festa internacional

Notícias 19 de julho de 2019

O comércio da cidade de Bastos está intenso neste final de semana, em virtude da realização da 60ª Festa do Ovo de Bastos, que acontece no período de 18 a 20 de julho, nas dependências do Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, em Bastos (SP), numa realização do Sindicato Rural e Prefeitura Municipal de Bastos, com a participação do Nikkey Clube da cidade, contando com total apoio da Associação Comercial e Industrial de Bastos. “O varejo tem um intenso movimento nestes dias, tanto que o horário de atendimento é diferenciado na cidade”, comentou o presidente da associação comercial local, José Claudio Caldeira, animado com o volume intenso de pessoas entre as lojas de Bastos. “Uma festa de âmbito internacional que atrai milhares de pessoas que visitam a cidade, movimentando todos os segmentos comerciais”, comentou.

Segundo José Claudio Caldeira para quem gosta de shows, a Festa do Ovo traz uma programação diversificada, com destaques para a cultura japonesa – com apresentações de artistas, grupos de danças folclóricas e grupos de taikô – além de grandes nomes do cenário nacional. “É um evento para um público bem variado, não só para avicultores, empresários ou até mesmo visitantes em geral”, disse o dirigente que sugere uma participação superior a 50 mil pessoas nesta festa que é considerada internacional, afinal, atrai visitantes de outros países. “A festa chegou a atrair mais de 70 mil pessoas”, recordou o presidente da Acib, ao lembrar que o evento extrapolou as fronteiras da Alta Paulista e, além de turistas de todo o Brasil (como Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Belo Horizonte), recebe também visitantes de países vizinhos como Paraguai e Venezuela.

A cidade é nacionalmente conhecida como “capital do ovo”, por produzir mais de 200 ovos por segundo – de acordo com dados do Sindicato Rural dos Produtores –, sendo responsável por 20% do mercado nacional e 75% do Estado de São Paulo. “Atualmente temos mais de 80 avicultores em atividades”, arrisca José Claudio Caldeira, ao lembrar que no auge da produção a cidade chegou a ter mais de 200 produtores. “A legislação e dificuldades com relação às exigências do SIF – Serviço de Inspeção Federal obrigou a muitos produtores se adequarem”, recordou o presidente da associação comercial de Bastos, ao lembrar que a Festa do Ovo nasceu em 1948, quando a comunidade japonesa local comemorava o 20º aniversário de Bastos. “No início era chamada de “Nyushokussai” e concentrava-se no dia 18 de junho, dia oficial da fundação do município, sendo realizada a cada cinco anos”, disse o dirigente ao recorrer aos documentos históricos. “Com o passar do tempo a festa foi ficando muito conhecida na região e ainda nacionalmente, passando a ser realizada anualmente”, acrescentou.

Promovida desde 1948 – nos tempos pioneiros da avicultura brasileira - a Festa do Ovo é um evento que atrai a atenção de profissionais e empresas nacionais e internacionais que fornecem produtos e serviços para a ampla cadeia da produção de ovos. “Mas o que realmente faz a força do evento é a feira de exposições de empresas agroavícolas que neste ano terá 10 empresas a mais que o evento do ano passado, edição que foi muito elogiada por ter ampliado o espaço para expositores”, disse o presidente da associação comercial ao lembrar que outros eventos técnicos e sociais paralelos atraem visitantes e mídia especializada em avicultura, como o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, a Jornada Técnica realizada pelo Sindicato Rural de Bastos, a Corrida do Ovo, além da venda de omeletes, uma tradição desde os anos 2000 e que agrada sempre pelo sabor e preço.

 

 

LEGENDA – Festa do Ovo movimenta a cidade de Bastos, atrai consumidores e promove a tradição japonesa

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE