Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC da Facesp dará dinheiro e bolsa de estudos para empreendedoras no prêmio Tarsila do Amaral

Notícias 20 de novembro de 2020

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai premiar empreendedoras de todo o País que inovaram e hoje se destacam profissionalmente pela forma de administrar seus negócios, com foco na transformação social. A categoria Empreendedora Revelação 2020 foi criada neste ano, dentro do prêmio Tarsila do Amaral, para reconhecer o trabalho de micro, pequenas e médias empresárias que querem contar suas histórias de sucesso.

Os cinco maiores destaques, segundo avaliação de um júri composto por organizadores do evento e também por votação popular, vão ganhar de R$ 400 a R$ 3 mil e bolsas de estudos de até 100% na Faculdade do Comércio, mantida pela  ACSP e Facesp e única instituição de ensino do Brasil com foco total para o setor do varejo. As inscrições podem ser feitas pelo site http://cmecmulher.com.br/premiotarsiladoamaral/ até 30 de novembro.

O prêmio Tarsila do Amaral foi criado no ano passado para homenagear trabalhos de mulheres conectados diretamente à cultura e ao empreendedorismo. Em 2019, foram contempladas com três réplicas da obra Abapuru (1928), uma das principais pinturas a óleo de Tarsila que retrata o período antropofágico do movimento modernista brasileiro: Beatriz Mendes Gonçalves Pimenta Camargo, primeira mulher a presidir o Museu de Arte de São Paulo (MASP); Luiza Helena Trajano, administradora da rede varejista Magazine Luiza; e Eva Wilma, consagrada atriz e bailarina brasileira.

Em dezembro, serão homenageadas Nina Silva, uma das fundadoras do movimento Black Money; Mônica Monteiro, que acaba de assumir a diretoria executiva de todos os canais pagos do Grupo Bandeirantes; Fernanda Feitosa, diretora e fundadora do Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP Arte); Andreza Chagas, criadora de marca própria de jeans-wear; e Ilana Trombkla, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro.

O prêmio Tarsila do Amaral deste ano, além de reconhecer o trabalho destas cinco importantes personalidades do universo feminino, agora também incentiva com prêmios as mulheres a crescerem cada vez mais no trabalho, com o Empreendedora Revelação 2020. As vencedoras desta categoria serão divulgadas, em cerimônia virtual transmitida por meio do aplicativo Zoom, no dia 15 de dezembro.   

“Nós trabalhamos para estimular a mulher a empreender, a inovar e a melhorar a cada dia a gestão de seu próprio negócio”, afirmou Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC.

A História do Prêmio – Em 2019, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Cláudia Cotait, procurou a sobrinha-neta da artista modernista e coordenadora dos projetos ligados à pintora, Tarsilinha do Amaral, para falar sobre a iniciativa da ACSP e da Facesp. A empresária, então, cedeu de forma gratuita a chancela do prêmio às entidades ligadas ao setor do varejo.

“É uma honra podermos dar este incentivo em prol do fomento da cultura e do empreendedorismo feminino, pois a cultura, quando associada ao empreendedorismo, promove as pessoas, amplia os negócios e consolida a cidadania”, diz Cotait. 

 

Sobre o CMEC – O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada. Possui 98 conselhos da mulher, distribuídos entre as cidades do Estado de São Paulo e que integram as 420 Associações Comerciais filiadas à Facesp.

 

Outras informações para a imprensa

Tamer Comunicação

Tercio Braga, tercio.braga@tamer.com.br, (19) 99671-4579

Marcelo Picolo, marcelo.picolo@tamer.com.br, (11) 99105-1941

 

Assessoria de Imprensa ACSP

Danielle Pessanha, dpessanha@acsp.com.br, (11) 3180-3220

Alan Viana, aviana@acsp.com.br, (11) 3180-3220

 

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 57 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE