Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Associação Comercial de Sorocaba completa 99 anos

Notícias 20 de janeiro de 2021

Há 99 anos um grupo de empresários se reunia para fundar a então Associação Comercial e Industrial de Sorocaba, com o objetivo de defender os interesses da categoria. 

Desde 20 de janeiro de 1922, caminha juntamente com o progresso da cidade, contribui para o crescimento e desenvolvimento da classe empresarial, principalmente do setor de comércio e serviços. 

Atualmente, presidida pelo empresário Sérgio Reze, soma diversas conquistas e lutas ao longo de sua história. “Mais do que representar os nossos associados, a entidade historicamente é uma instituição que vive os problemas da cidade, apoia grandes iniciativas e se coloca como agente de transformação para o bem da população. Em nome de toda a diretoria, composta por voluntários que se dedicam a este belíssimo trabalho, tenho orgulho em dizer que somos uma das entidades de classe mais antigas e representativas de Sorocaba”, comenta o presidente. 

Esta jovem senhora, como carinhosamente é chamada, possui um quadro associativo com mais de 2.600 empresários. Oferece diversos serviços e benefícios aos seus associados, realiza eventos de fomento ao empreendedorismo e participa ativamente de conselhos municipais. Possui seu próprio conselho consultivo, liderado por formadores de opinião, conta com um Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, que trabalha em prol do empreendedorismo feminino, além do apoio de uma unidade de atendimento, localizada no Shopping Cidade. Em breve, terá uma Distrital em Votorantim. 

Dentre as mais de 400 Associações Comerciais do Estado, filiadas a FACESP, a de Sorocaba está entre as cinco mais atuantes e influentes. 

História 

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. Teve como primeiro presidente o Sr. Dr. Bráulio Guedes da Silva. 

Uma história que atravessou guerras mundiais, recessões, divisões e revoluções. Revelou sua representatividade efetiva diante das necessidades do empresariado e, em 1960, foi criado em Sorocaba um dos mais importantes serviços que o mercado creditício carecia, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), sendo uma das primeiras entidades do estado de São Paulo a oferecer o serviço aos seus associados. 

Nos anos 80 a Associação Comercial e Industrial de Sorocaba adentrava ao mundo da computação, sendo a terceira entidade da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) a adotar o futuro.  

Antes do advento do bug do milênio, já estava regionalizado o Serviço Central de Proteção ao Crédito e prontos a tornar o SCPC no maior banco de dados da América Latina, tão logo nacionalizado ao toque de dedos e ao envio de um e-mail. 

Sempre evoluindo em sua área de atuação, prestando serviços com excelência e viabilizando os anseios das categorias associadas, com responsabilidade e participação social. 

Curiosidades 

A então Associação Comercial e Industrial de Sorocaba (ACIS) foi fundada com esta curiosa previsão no artigo, segundo o seu estatuto: “O prazo de duração será de 50 anos”. 

Passaram-se as cinco décadas previstas e a sempre atual ACSO está próxima do seu centenário. E, com o status de entidade de classe com mais anos contínuos de funcionamento na cidade, está sempre em dia com os objetivos dos empreendedores de todos os setores econômicos, promovendo o associativismo e participando das políticas públicas de Sorocaba.

A comissão fundadora da Associação foi formada por lideranças expressivas do comércio, da indústria e da vida pública da cidade: Antônio Marques Flores, Antônio Azevedo, Olegário Ribeiro, João Câncio Pereira, Eurydes Fogaça, Hermelino Wey e Ricardo Oliveira. 

Sob o comando de Izaltino Almeida, presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano, a assembleia elegeu a primeira diretoria da ACSIS, em 11 de outubro de 1922. Foi escolhido como presidente (com 22 votos) o industrial Bráulio Guedes da Silva, tendo como diretores: Ricardo de Oliveira, Domingos Piccirillo, Isaltino de Almeida, Eurydes Fogaça, João Câncio Pereira, Olegário Ribeiro, Hermelino Wey, João Vicente, Felipe Betti, Isaac Pacheco, David J. Augusto, Manoel Affonso, Demétrio Salvador, Januário Barbo Salerno e Gumercindo Gonçalves. O Gabinete de Leitura, na Praça da Sé, 21 (atual Praça Cel. Fernando Prestes) foi a primeira sede da ACIS, onde permaneceu por muitos anos. 

A joia ou título para os primeiros associados foi de Cr$ 10.000,00 réis e a mensalidade, Cr$ 2.000,00 réis.

 

Redes sociais:

Facebook ACSO: /acsorocaba

Facebook Conselho da Mulher Empreendedora: /cmecsorocaba

Facebook Clube de Compras: /clubedecomprasacso

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram ACSO: @acsorocaba
Instagram Clube de Compras: @clubedecomprasacso

Instagram Conselho da Mulher Empreendedora: @cmecsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @acsorocaba

Canal no Telegram: t.me/acsorocaba

Site: www.acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE