Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

ACIMG, 61 anos de história

Notícias 08 de novembro de 2019

A Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu completa hoje (08), 61 anos de história de lutas e conquistas.

A Associação nasceu por iniciativa de um grupo de empresários bem mesclado, composto por mais industriais do que lojistas, pois à época a indústria era mais forte que o comércio. Mogi Guaçu era chamada de Capital da Cerâmica, já que aqui havia o barro Taguá, que era matéria-prima que impulsionou a produção cerâmica guaçuana. A fundação destas empresas foi responsável por absorver a mão-de-obra local, nessa época muitos imigrantes chegaram à Mogi Guaçu para trabalhar nestas empresas.

Os anos áureos das indústrias cerâmicas se foram. Uma a uma, as cerâmicas foram se fechando e o comércio retomou seu protagonismo, pois a cidade nasceu devido ao comércio que acontecia às margens do rio Mogi Guaçu para alugar burros para o transporte de mercadorias e abastecer frotas que rumavam para a região de mineração de ouro, como o centro de Minas Gerais e também Goiás.

Hoje Mogi Guaçu é reconhecida pelo comércio forte e diversificado, mas também pela diversidade e profissionalismo dos prestadores de serviço, da produção agrícola e por indústrias de diferentes segmentos. Esta diversidade está presente no quadro societário da Associação, que possui quase 2 mil membros. Estes usufruem de serviços de qualidade e com descontos especiais.

Desde sua criação, nos idos de 1958, a Associação Comercial esteve localizada em diversos pontos do centro da cidade. Em 1997 conquistou a sede própria, localizada na majestosa casa que pertenceu a um membro da família Martini, localizada à antiga Rua da Boiada, atual Quinze de Novembro. Em outubro de 2015 a casa deu lugar ao prédio da Associação, que atualmente abriga também uma unidade do Escritório Regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e um posto Sebrae Aqui. Este complexo facilita a vida dos empresários de Mogi Guaçu e região, devido à junção de serviços em um local de fácil localização.

 

Parcerias e projetos

O espírito empreendedor da Associação a transporta ao longo do tempo, sempre buscando oferecer benefícios para seus associados, bem como retorno para a sociedade.

Para isso sempre faz parceria com a Prefeitura Municipal para projetos de melhoria de espaços, como é o caso da manutenção das três praças centrais da cidade, a promoção de eventos como Caminhada Azul e Rosa e Natal Luz. Eventos que atraem cada vez maior número de pessoas para a cidade e solidifica Mogi Guaçu como uma referência na microrregião.

Como a vida é feita de sonhos e desafios, o novo projeto da Associação é um espaço para eventos que está sendo construído à Avenida Brasil. Este espaço estará apto para receber shows, palestras, convenções, enfim, todo tipo de evento que necessite comportar grande número de pessoas.

Projetos ambiciosos, pioneirismo e sonhos, esse é o barro do qual a Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu é feita e por isso se solidifica e se prepara para mais conquistas antes de completar um século de existência.

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE