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48% dos consumidores querem pagar a vista os presentes

Notícias 10 de junho de 2022

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Bastos, José Claudio Caldeira, considera oportuna a manifestação dos consumidores pesquisados pela Boa Vista Serviços, demonstrando que 48% dos entrevistados, pretendem pagar a vista o presente do Dia dos Namorados, neste domingo, dia 12, quando as lojas da cidade, além de abrirem na sexta-feira, dia 10, até as 22 horas, abrem também, neste sábado, dia 11, até às 17 horas. “Isso quer dizer que mais recursos financeiros circularão entre as lojas da cidade”, disse animado ao verificar nesta mesma pesquisa que 52% dos consumidores pretendem pagar parcelado, através do cartão de crédito. “Seja cartão de débito ou crédito, o importante é o bom movimento entre as lojas”, disse o dirigente que acredita num crescimento superior à 7% das vendas comparadas com o mesmo período do ano passado, visando o movimento do Dia dos Namorados.

 

José Claudio Caldeira acredita ser a data uma das mais importantes para o varejo em geral, ainda mais com a retomada da economia e a volta dos consumidores entre as lojas nos principais corredores comerciais da cidade. “As vendas pelo PIX já representam 20% dos pagamento em 2020”, pontuou ao verificar o crescimento de 6% em 2019 para 20% em 2020. “O pagamento em dinheiro vivo caiu de 20% em 2021 para 12% em 2022, sendo que em 2020 foi de apenas 11%”, comparou a pesquisa que contou com 51% entre os homens e 49% entre as mulheres, sendo 66% dos entrevistados na região sul e sudeste. “Essa pesquisa da Boa Vista Serviços é quantitativa, feita por questionário “on-line” com centenas de consumidores de diversas parte do País, com idade acima dos 18 anos, de diferentes classes sociais”, falou o presidente da associação comercial de Bastos.

 

A expectativa positiva quanto as vendas do varejo em geral se refletem na confiança da retomada econômica por parte de 54% dos entrevistados que acreditam que o pior já tenha passado. Mesmo otimistas, existe a necessidade de priorizar outros compromissos financeiros pode influenciar na decisão de não comprar o que quer para o Dia dos Namorados. A taxa de desemprego é um dos impeditivos para muitos consumidores, bem como a elevada carga tributária e principalmente os juros excessivos. “Infelizmente 58% dos entrevistados não vão dar presentes nesta data”, lamentou ao verificar nos dados estatísticos de que sete entre cada 10 consumidores não contraíram crédito pessoal ou empréstimo apenas para aumentar o poder de compra nessa data comemorativa. “Essa é uma situação generalizada em razão do ambiente político que vivemos, que reflete a parte social, que atinge diretamente a economia”, pontuou o presidente da associação comercial de Bastos.

 

Apesar da complexidade da data, que este ano está entre as três melhores do ano, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o mês de junho tem ainda a favor a baixa temperatura que pode ajudar no movimento do comércio. “O motivo para comprar pode e deve ser o Dia dos Namorados, mas nada impede de aproveitar e já comprar cobertores, agasalhos e acessórios para enfrentar o frio”, disse o dirigente que acredita no Dia dos Pais no mês de agosto, em superar o movimento do Dia dos Namorados este ano. “As duas data vivem intercalando entre os movimentos mais intensos”, disse ao lembrar de que o Dia das Crianças, em outubro, não é igual ao Dia dos Namorados ou Dia dos Pais. “Mas a "Black Friday" em novembro cresce a cada ano e em breve estará bem próximo ao movimento do Dia das Mães, a segunda melhor data do varejo”, falou.

 

LEGENDA – Movimento entre as lojas da cidade de Bastos foi intenso na sexta-feira à noite e continua no sábado à tarde até as 17h

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Namorados 100622

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