Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

19º Conselho da Facesp discute a importância da mulher na política

Notícias 01 de novembro de 2019
Foto: Facesp Oficial

Com o tema #FacespEuValorizo, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – Facesp, contou com as 420 Associações Comerciais do estado para o 19º Congresso, que foi realizado nos dias 30 à 1º de novembro, no Tauá Hotel, em Atibaia. 

Como o próprio nome já diz, o congresso busca valorização, respeito e comprometimento. Um dos motes principais desses três dias foi focado nas mulheres empreendedoras, que tiveram destaque em meio às discussões e palestras abordadas nesse período. O fomento ao empreendedorismo feminino, digital e roda de negócios com mulheres empreendedoras foram alguns dos painéis apresentados pelo Conselho de Mulheres Empreendedoras e Cultura – CMEC. 

 A Cidade de Praia Grande não ficou de fora dessa. Agora, o município conta com um novo CMEC – Facesp, que vêm para unir as mulheres empreendedoras que estão começando e querem aprender a empreender. Além disso, a ideia é criar projetos para o ano de 2020, a fim de trabalhar a educação da mulher empreendedora. Fernanda Freitas vai ser empossada como presidente do CMEC em Praia Grande e têm grandes expectativas para os projetos de empreendedorismo feminino na região.

A presidente do Conselho de Mulheres Empreendedoras e Cultura da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait, ressalta a importância desse estímulo as mulheres, “Estou muito feliz de saber que teremos um CMEC em Praia Grande. Com certeza, vão estimular e incentivar as mulheres da região a participarem e serem grandes empreendedoras”.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Praia Grande – ACEPG, Antonio Pio Neto, destaca que com a objetividade de empoderar as mulheres, o CMEC vai fazer a diferença no mundo Empresarial, tendo em vista que o protagonismo da mulher é importante e se trata de uma causa que a ACEPG vai apoiar.

O Congresso

O 19º Congresso trouxe um alinhamento das expectativas da Facesp junto às outras Associações Comerciais, trazendo a troca de informação e o intercâmbio de boas práticas entre as entidades. Com este objetivo, diversas palestras aconteceram no local, buscando preencher perspectivas de negócio em vários âmbitos empresariais diferentes. O presidente da Facesp, Alfredo Coitat, e o presidente da Confederação das Associações e Empresariais do Brasil – CACB, George Monteiro, comentaram de forma muito positiva o crescimento pujante das ACEs para o ano de 2020, levando em consideração o trabalho de todos para afinar e alinhar a comunicação entre todos os envolvidos.

Palestras

O 19º Congresso da Facesp contou com a presença de nomes renomados, que ressaltaram assuntos importantes e de grande reflexão nos dias atuais, tanto para a classe Empresarial, quanto para a sociedade como um todo. Motivação, tecnologia, fidelização e violência foram alguns dos assuntos abordados nas palestras. Figuras como Damares Alves, Leandro Karnal, Conrado Aphonso e Alice Ferraz ganharam voz durante o Congresso.

A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve presente no Congresso e palestrou aos empresários, ressaltando qual é o foco do governo e as expectativas do mesmo em relação à econômica e ao empresariado. Além disso, a ministra trouxe um assunto importante para reflexão. Tendo em vista os índices de agressividade no país, Damares pediu ajuda para combater a violência contra mulheres e jovens.

O historiador Leandro Karnal ganhou espaço em sua palestra motivacional, que abordou de forma filosófica como as empresas podem trazer novas técnicas de mudanças em suas relações internas e externas, de forma que os problemas tenham fácil solução e não atrapalhem o desenvolvimento cognitivo como um todo.  Karnal ainda afirma que, em um mundo regido pela tecnologia, as empresas não podem permanecer imóveis. “A atual realidade do mundo é a mudança”.

Empresário há 23 anos, Conrado Adolpho foi um dos principais palestrantes do Congresso. Com foco na fidelização de clientes para as Associações Comerciais, ele busca programar um plano de ampliação da carteira de clientes, obtendo maior lucro e desenvolvimento. Além disso, Conrado compartilhou algumas técnicas do projeto de vendas “8Ps”, que consiste em transformar as estratégias básicas do popular “mix de marketing” em algo mais acessível e que corresponda com o cenário atual. O método foi criado a partir dos acertos e derrotas do empresário durante a carreira.

Dentre muitas novidades, uma delas foi a parceria entre a Facesp e a Faculdade do Comércio de São Paulo – FACSP, que vêm com o intuito de proporcionar à aqueles que querem se tornar empresários e empreendedores, um pólo de estudos EAD. Agora, as Associações Comerciais terão a oportunidade de aprimorar ainda mais conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

Já a palestrante Aline Ferraz, voltou seu discurso à tecnologia, buscando ressaltar a importância de uma Associação Comercial atuante nas redes sociais, tendo em vista que, a internet é o pólo do desenvolvimento econômico nos dias atuais. Em meio a palestra, ela ressalta, “A tecnologia não deve estar somente nas empresas, mas sim, nas pessoas e na forma de pensar e usar o digital”. O presidente da ACEPG comenta sobre o assunto, “Nós pudemos ver o quão o meio eletrônico e as redes sociais interligam pessoas e empresas. A ACEPG vai participar desta revolução cibernética”.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE