O vereador e também comerciante, Luis Antônio Coneglian, o “Chico do Açougue”, concordou com o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, sobre a necessidade de regulamentar um horário unificado de atendimento no varejo mariliense. Segundo o próprio vereador pelo Avante, atualmente existem três horários de funcionamento do comércio de Marília: nos bairros, no centro comercial e nos shoppings e Galerias. “Isto é injusto”, disse o edil que esteve visitando as dependências da associação comercial e conversou sobre o assunto. “Precisamos adotar no município a Lei da Liberdade Econômica, que é federal, e regularizar esta situação”, disse o presidente da entidade empreendedora, que vem recepcionando todos os vereadores da atual legislatura iniciada no mês de janeiro deste ano.
De acordo com Carlos Francisco Bitencourt Jorge atualmente a cidade de Marília vive no varejo horários alternativos de atendimento, dependendo da localização da loja. “Se a loja for no shopping ou nos supermercados e Galerias, é até às 22 horas”, apontou. “Se a loja estiver no centro comercial é até às 18 horas”, acrescentou. “E no sábado temos lojas que fecham às 13h, às 17h, às 18h e às 22 horas”, destacou ao sugerir a regulamentação através da Lei 13.874/2019 aprovada pelo Congresso e Senado Nacional, e sancionada pelo presidente da república. “Esta lei tem como um dos principais objetivos: simplificar a vida de quem quer empreender; reduzir a burocracia empresarial; garantir mais independência na gestão dos negócios; e promover mais emprego e renda”, mostrou o presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, ao apresentar esta lei para todos os vereadores que já estiveram visitando a sede da entidade.
Para o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, o que muda com a Lei da Liberdade Economia, é a permissão do exercício das atividades econômicas em qualquer dia e horário, inclusive em feriados, não estando sujeitos a cobranças ou encargos adicionais, desde que não atinja o meio ambiente, a regulação condominial e a legislação trabalhista. “Todos ganharão com a regulamentação desta lei no município”, garante o dirigente com 46 anos de atividade profissional na associação comercial. “A nova legislação garante mais independência na gestão dos negócios e promete gerar mais emprego e renda”, defendeu. “Agora é lei: o empreendedor tem mais autonomia para gerir a empresa de maneira competitiva e desburocratizada”, falou ao acompanhar todo o processo de discussão e aprovação. “A Lei nº 13.874/2019, chamada Lei da Liberdade Econômica, é uma conquista de todo dono de negócio”, frisou ao destacar o trabalho da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), neste sentido.
Luis Antônio Coneglian, mais conhecido como “Chico do Açougue”, é natural de Marília. Filho de Luiz Sergio Coneglian e de Antonia Alves Santana Coneglian, sendo pai de três filhas: Alice, Luisa e Amanda. É comerciante no ramo frigorífero e foi eleito vereador para a 21ª Legislatura – 2025/2028 – com 1.294 votos pelo Partido Avante. Faz parte de três comissões: Comissão de Agricultura, Indústria e Comércio; Ecologia e Meio Ambiente e na Comissão de Relações do Trabalho. “Por ser empresário no comércio de nossa cidade, compreende a importância de atualizarmos o Código de Posturas do Município, que foi escrito em 1992, ou seja, precisamos atualiza-lo”, defendeu Carlos Francisco Bitencourt Jorge que já recepcionou mais da metade dos vereadores eleitos a partir deste ano.
LEGENDA – O Vereador Chico do Açougue concordou com a necessidade de atualização de leis voltadas ao comércio de Marília
LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Chico 100325