Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Vendas sobem 3% na primeira quinzena de outubro, revela Associação Comercial de São Paulo

Notícias 16 de outubro de 2017

São Paulo, 16 de outubro de 2017. O movimento de vendas do comércio varejista cresceu uma média de 3% na primeira quinzena de outubro sobre igual período do ano passado. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Isoladamente houve elevação de 3,2% nas comercializações a prazo e de 2,8% nas vendas à vista. O resultado ficou dentro da projeção divulgada no início do mês pela ACSP, que indicava alta média justamente de 3% em decorrência do Dia das Crianças. “É um desempenho bom, em linha com o que prevemos, mas não é o suficiente para recuperar a perda de 6,9% de 2016”, observa o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alencar Burti.

Ele observa ainda que a quinzena deste ano teve um feriado prolongado, o que, em tese, prejudicou as vendas, já que as pessoas costumam sair da cidade. Deste modo, os números acabaram sendo levemente melhores do que aparentam ser. “A expectativa para o restante do mês é seguir neste ritmo, sem muitas surpresas, salvo algum grande episódio político que aumente a incerteza do consumidor”, avalia Burti, que também ressalta o impacto positivo das seguidas quedas dos juros sobre o comércio.

Variação mensal

Em comparação à primeira quinzena de setembro, o movimento do varejo paulistano registrou elevação média de 15,9% em outubro (6,8% a prazo e 24,9% à vista).

A elevação maior nas vendas à vista reflete o efeito do Dia das Crianças, data que impulsionou a compra de brinquedos e roupas infantis.


Desempenho das quinzenas em 2017

*Sobre igual período de 2016

• Janeiro: -6,6%
• Fevereiro: -0,5%
• Março: -6,9%
• Abril: 1,2%
• Maio: 1,3%
• Junho: 2,4%
• Julho: 7,9%
• Agosto: 2,9%
• Setembro: 3,8%
• Outubro: 3%

 


Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Crédito imagem: freepik

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE