Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Varejo fecha novembro com alta de 1,8% em SP, informa ACSP

Notícias 04 de dezembro de 2018

São Paulo, 4 de dezembro de 2018. O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 1,8% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2017, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O resultado surpreendeu a entidade, que estimava alta na casa dos 3% nesta Black Friday (varejo físico).

“Na primeira quinzena de novembro as vendas caíram, mas com a Black Friday no fim da segunda quinzena o resultado foi revertido e o varejo físico fechou o mês no azul”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Os sistemas tiveram resultados diferentes em novembro: as comercializações a prazo subiram 5,5%, ao passo que a modalidade à vista recuou 2%. “O juro baixo continua favorecendo os bens duráveis. E o tempo irregular na capital tem desfavorecido o setor de vestuário e calçados”, analisa Burti.

“Quando a Black Friday não era forte no Brasil, novembro era um mês fraco para o varejo, por estar espremido entre o Dia das Crianças e o Natal. Por outro lado, contudo, é possível que a data tenha antecipado compras de fim ano”, adiciona o presidente da ACSP.

Variação mensal

Frente a outubro, o impacto da Black Friday foi ainda mais sentido em novembro. O movimento de vendas do comércio subiu em média 7,4%, com alta tanto a prazo (2,6%) quanto à vista (12,1%), mesmo com dois dias úteis a menos do que outubro. “A Black Friday das lojas físicas é diferente do e-commerce. Enquanto neste prevalecem vendas de bens duráveis, em especial eletrônicos, naquelas os destaques são os bens de menor valor. Neste ano, os supermercados e as lojas de variedades foram fortes na data comercial”, diz Burti.

Acumulado
No período acumulado de janeiro a novembro, o Balanço de Vendas/ACSP registrou alta média de 2,1% na capital frente a igual período do ano passado. O sistema a prazo cresceu 6,2%, beneficiado pelos juros menores, e a modalidade à vista caiu 2%, prejudicada pela temperatura irregular ao longo do ano, que fez cair a procura por produtos das coleções Primavera-Verão e Outuno-Inverno; as elevações de tarifas públicas e dos combustíveis também apertaram o orçamento do consumidor ? ficou mais difícil comprar à vista.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP com amostra fornecida pela Boa Vista SCPC.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3225/3220 / plantão (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE