Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Valmaq, um sonho que começou na Argentina e se realizou em Batatais

Notícias 11 de julho de 2022

Poucas pessoas sabem, mas a cidade de Batatais tem uma das mais importantes empresas do Brasil que fabrica equipamentos industriais para o setor de alimentação, principalmente quando o assunto é batatinha frita e mais uma variedade de salgadinhos, a Valmaq Máquinas e Equipamentos para Processamento de Alimentos, do empresário Omar Valentini, que traz uma história de perseverança, superação e sucesso e neste ano está completando 23 anos de atividades, com vários produtos entregues a clientes em todo o território nacional e até no exterior.

Para contar um pouco da trajetória de Omar Valentini, 71 anos, de nacionalidade argentina, o gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlo Figueiredo, e o assessor de imprensa da entidade, Vergilio Oliveira, visitaram as instalações da empresa Valmaq, localizada no Distrito Industrial Ermelindo Dias de Morais. Em entrevista, o empresário relatou como foi o início de suas atividades no Brasil e como chegou à Batatais, onde encontrou os profissionais que precisava para lidar com a matéria prima que utiliza na fabricação de seus equipamentos, o aço inox.

“Eu trabalhava com venda de equipamentos para o setor de alimentação em Buenos Aires, tinha a vontade de vir para o Brasil e o sonho de começar minha empresa. Anos depois estava em São Paulo, onde dei início a Valmaq, porém eu criei os projetos de equipamentos industriais para o setor de alimentação, mas não havia profissionais para ajudar a desenvolvê-los na capital”, disse o empresário.

Em visita à Ribeirão Preto, onde pretendia se instalar e dar continuidade aos trabalhos da Valmaq, Omar Valentini conta que ouviu falar sobre Batatais e sua tradição industrial no setor de aço inox. “Cheguei em Batatais quase que por acaso e encontrei uma cidade futurista, com pessoas trabalhadoras, dedicadas e responsáveis, com o conhecimento que eu procurava para a produção dos meus equipamentos. Considero a cidade de Batatais a minha segunda pátria”.

Inicialmente, entre os anos de 1999 e 2000, a Valmaq foi instalada em um pequeno imóvel comercial no início da rua Quintino Bocaíuva, no Bairro Castelo, onde atualmente acomoda uma pizzaria. Neste local foi criado o primeiro equipamento de fritar batatas com a marca e tecnologia Valmaq. Apenas Omar e seu filho Damian Valentini trabalhavam na empresa, responsáveis por tudo, desde a compra de matérias primas, montagem, acabamento e venda dos equipamentos. Depois de pouco tempo, o imóvel já não comportava a empresa e era preciso expandir.

“Os aluguéis de barracões industriais eram muito altos e a Valmaq ainda não dispunha de capital para dar esse passo, foi quando conheci o Professor Antônio dos Santos Moraes Júnior, secretário Municipal de Indústria e Comércio na época, que me apresentou o Projeto Incubadora de Empresas”, comentou Omar.

A Valmaq então passou a fazer parte Projeto Incubadora de Empresas de Batatais em 2002, ocupando um dos dez espaços disponíveis, pouco tempo depois passou a ocupar dois módulos permitindo que a empresa começasse a produzir mais equipamentos industriais ao mesmo tempo e de maior porte, permanecendo no local por cerca de três anos.

“Fazendo parte do Projeto Incubadora, tivemos muita assessoria do Sebrae, que me abriu os olhos para a gestão administrativa e financeira da empresa, me dando todo o suporte que faltava. Sou muito grato ao Professor Moraes, que nos ajudou no período em que mais precisávamos”, ressaltou o empresário.

A Valmaq, que começou a fazer equipamentos para fritar 35 kg de batatas por hora, evoluiu muito e passou a fabricar equipamentos para fritar até 600 kg de batata por hora, com mais tecnologia e economia para seus clientes. A empresa participa da Fispal Tecnologia em São Paulo desde as suas primeiras edições, onde apresenta as suas novidades de inovação em equipamentos industriais para o setor de alimentação e faz contato com potenciais clientes.

A empresa adquiriu seu primeiro barracão próprio na Avenida Vereador Roberto Pimenta Marques, no Distrito Industrial Ermelindo Dias de Moraes, pouco tempo depois comprou o segundo barracão muito próximo ao primeiro e conta atualmente com 30 funcionários diretos. Ampliou ainda mais sua linha de produtos, com equipamentos industriais para a produção de batatas fritas, donuts, empanados, salgadinhos de trigo, snacks, pellets, pipoca e soluções completas para processamento mínimo de vegetais, com centrífugas, cortadoras, descascadoras, lavadoras, esteiras e muito mais.

Absolutamente, todos os projetos de máquinas e equipamentos são originais da Valmaq, criados por Omar Valentini. Devido à qualidade e tecnologia, há clientes que têm equipamentos da Valmaq adquiridos há mais de 20 anos que continuam em pleno e perfeito funcionamento.

Beto Veiga e seu sócio Antônio Lopes Pinheiro, proprietários de uma empresa em Lapa, no Estado do Paraná, denominada Batatas Dogão, contam que são clientes da Valmaq há quase 20 anos. Eles conheceram os produtos da empresa de Batatais em visita à Feira Fispal Tecnologia, posteriormente entraram em contato com Omar Valentini e começaram a fazer grandes negócios.

“Já temos 12 máquinas Valmaq e com a demanda aumentando vamos ter que comprar mais. A Valmaq é uma parceira da nossa empresa e nos dá todo o suporte que precisamos. Temos uma máquina de fritar batatas da marca Valmaq que está funcionando há mais de 20 anos sem parar, fritando batatas 24 horas por dia”, comentou Beto Veiga.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE