Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Total de consultas sobe e exclusões têm nova alta no balanço do SCPC da Aicita

Notícias 06 de setembro de 2018

Divulgado hoje (06/09/18) pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita), o balanço do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de agosto traz aumento de consultas. O número passou da menor quantia do ano (4.601) para a segunda maior (5.215), ficando atrás apenas de janeiro (5.414). De um mês para outro, o aumento chegou a 13,3%.

O total pode ter recebido influência do Dia dos Pais, data comercial comemorada no segundo domingo de agosto. Segundo dados da Boa Vista SCPC, as vendas do comércio para esta data cresceram 2,8% neste ano – o crescimento ocorreu após três anos de quedas observadas em 2017, 2016 e 2015, quando recuaram 0,5%, 5,2% e 0,8%, respectivamente.

 

Mais cancelamentos

 

As exclusões, como antecipado, tiveram nova alta: 5,26% no oitavo mês do ano – o maior resultado de 2018 até o momento. Foram de 209 em julho para 220 em agosto. O total ainda é 17,6% maior em comparação com o mesmo período do ano passado (187 em agosto de 2017).

Para os próximos meses, a expectativa é que o índice continue em alta, impulsionado pela antecipação da primeira parcela do 13º salário para aposentados, que começou a ser paga na última semana de agosto (dia 27). Ela deve ser destinada principalmente para o pagamento de dívidas, dada a situação atual de alto endividamento das famílias, seguida da poupança, em função da cautela do consumidor diante das incertezas econômicas e políticas.

A medida vai injetar R$ 20,7 bilhões na economia, segundo o INSS. “Parte do benefício dos aposentados também deve ir para o consumo, e todo dinheiro é sempre bem-vindo e ajuda quem tem um negócio. Até mesmo se essa parcela for usada para o pagamento de dívida, isso é positivo porque libera o aposentado para voltar a consumir a prazo novamente”, diz Alencar Burti, que preside a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), a qual a Aicita integra.

 

Registro estável

 

O índice de registro, por sua vez, manteve-se praticamente estável. Passou de 486 inclusões em julho para 485 em agosto – queda mínima de 0,2%. Segundo a Boa Vista, as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e a tomada de crédito, contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência.

Dado o ritmo lento da recuperação da atividade econômica e do mercado de trabalho, a tendência de queda nos registros persiste. Espera-se que com a diminuição da desocupação e juros menores ocorra uma evolução mais consistente na demanda por crédito, que deverá colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência.

 

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador

JUNHO

JULHO

AGOSTO

Consultas

4.780

4.601

5.215

Registros

494

486

485

Cancelamentos

197

209

220

Tatiana Rostaiser Petti
Assessora de imprensa
Associação Industrial e Comercial de Itatiba - Aicita
(11) 99456-8833
imprensa@aicita.com.br
www.aicita.com.br
www.facebook.com/aicitaitatiba

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE