Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“Sustentabilidade e certificações utilizadas em cafés” é tema de palestra no 66º curso de café da ACS

Notícias 17 de julho de 2018

Com o tema “Sustentabilidade e certificações utilizadas em cafés”, foi ministrada palestra nesta terça-feira (17) pelo especialista Soren Knudsen durante o 66º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS). 

Com a ajuda da tradutora Sayoko Nakai, todo conteúdo foi passado para o japonês, para que os alunos orientais pudessem ter perfeita compreensão do que foi explicado durante a aula.

No início da palestra, Soren falou sobre o tripé da sustentabilidade, que é baseado nos pilares econômico, social e ambiental. 

"São três pilares muito conhecidos no mercado, sem um deles, a sustentabilidade cai. Se não tivermos o econômico, que é basicamente a capacidade de continuar trabalhando, não haverá habilidade para realizar benefícios ou otimizar o uso de seus recursos naturais, que é a base ambiental do tripé. Então, água, solo e ar acabam afetados por essa falta de eficiência. O social está diretamente ligado aos outros, porque se você não tem dinheiro, não tem como ter bem-estar social, ou seja, saúde, segurança e moradia. Sendo assim, sustentabilidade é dar continuidade a processos hoje e amanhã, sempre criando bem- estar, sem terminar com os recursos que existem, para que eles possam ser utilizados pelas futuras gerações”. 

Outra parte de destaque da palestra ocorreu quando Knudsen falou sobre a importância da rastreabilidade e da certificação.

“A rastreabilidade é fundamental, é a habilidade de determinar se está sendo feito um bom negócio ou não. Ela olha para os processos e percebe onde podem ser feitas melhorias. É nessa rastreabilidade que os compradores buscam a certeza que você está produzindo de maneira legal, sem nenhum impacto para o tripé da sustentabilidade, para que eles possam se assegurar, na hora da venda, que esse café representa a marca deles. Então, a rastreabilidade e a certificação devem ser atingidas pelas torrefações, inclusive, internacionais”. 

Por fim, o palestrante ressaltou que a expectativa é que “até 2020 os cafés certificados respondam a 35% a 45% do comercializado café mundial”. 

História do curso

O tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. 

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. 

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés. 

Nova turma 

Excepcionalmente este ano, está prevista uma turma para o mês de agosto, com a carga horária estendida (quatro horas diárias) e a duração de duas semanas. 

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte. 

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador. 

As inscrições estão abertas e os interessados devem entrar em contato com a ACS, pelo telefone 3212-8200 e falar com o setor administrativo.

Amanda Barbieri
Departamento de Comunicação / Assessoria de Imprensa
Associação Comercial de Santos
Rua XV de Novembro, 137 – 1.º andar - Centro Histórico
Tel.: (13) 3212-8200 - ramal 239
11010-151 - Santos - SP
Fax: (13) 3212-8201 
www.acs.org.br 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE