Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Sucessão mal feita acaba com 70% dos negócios familiares

Notícias 03 de agosto de 2022

Os negócios familiares correspondem a 90% dos empreendimentos brasileiros, mas apenas 30% deles sobrevivem à morte do fundador, de acordo com dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compilados por um estudo da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da Universidade de São Paulo (USP).  

A mesma pesquisa mostra que esses negócios respondem por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 75% dos empregos no País. São, portanto, uma força vital e poderiam ter maior taxa de sobrevivência se os recursos jurídicos fossem, de fato, aplicados na sucessão dos negócios. 

Visando melhorar a sobrevida dos negócios, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) promove na próxima terça-feira (09/08) uma palestra sobre Planejamento Sucessório, a partir das 19h, no auditório da Distrital Norte/Leste (Avenida Saudade, n º. 834). O ingresso solidário é um quilo de alimento não perecível. 

O advogado José Rubens Hernandez falará sobre como passar o bastão para os herdeiros evitando conflitos e gastos. Serão discutidas ferramentas do Direito de Família como contrato de convivência, contrato de namoro, regime de bens no casamento e união estável, pacto antenupcial, doações em vida e cláusulas protetivas, partilha em vida, testamentos, constituição de holdings e empresas patrimoniais, planos de previdência privada, contrato de seguro e contas conjuntas, entre outras. 

A proposta é auxiliar empresas geridas por familiares a fazerem uma transição mais suave entre gerações. Haverá espaço para esclarecer dúvidas dos participantes. Para participar, basta fazer inscrição pelo site da ACIRP, clique em "Eventos e Treinamentos” e selecione a palestra de Sucessões. 
 

Serviço 

Palestra: “Como iniciar um planejamento sucessório” 

Data: 09/08 

Horário: 19h 

Local: Avenida Saudade, 834 - 3º Andar - Auditório Antônio Agnello Serra 
Ingresso solidário: 1 quilo de alimento não perecível 
 
Inscrições pelo link: https://sistema.acirp.com.br/eventos/evento_list.php?cod=1623 
 

Atendimento à imprensa: 
Danielle Castro | (16) 9 9227-9359 | danielle@sejaopa.com.br
Daniel Navarro | (16) 9 9223-1517 | daniel@sejaopa.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE