Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Seminário Empretec forma a primeira turma em Batatais

Notícias 23 de setembro de 2021

Um treinamento intenso, com exercícios que simulam situações reais e fazem despertar o máximo potencial empreendedor de cada participante

De 13 a 18 de setembro, segunda à sábado, com início às 8h e sem hora para acabar, foi realizado no Salão de Eventos Alcides Milan, sede da ACE Batatais, o 45º Seminário Empretec, com a participação de 29 empreendedores aprovados no processo de seleção do Sebrae. Segundo os participantes, foram seis dias de muito trabalho, concentração, aprendizado e dedicação estrema, uma espécie de treinamento intenso todos os dias, com exercícios que simulam situações reais vividas dentro das empresas.

O principal objetivo do Seminário do Empretec é desenvolver as características comportamentais empreendedoras entre os participantes, com metodologias e ferramentas que permitem ao empreendedor encarrar seus medos, enfrentar suas limitações, e fortalecer suas habilidades, reduzindo as possibilidades de fracasso.

Durante o seminário foram desenvolvidas as 10 características empreendedoras, que todo empreendedor de sucesso deve ter - busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistêmicos, persuasão e rede de contatos e independência e autoconfiança.

O Empretec, realizado pela primeira vez em Batatais, é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil é exclusivo do Sebrae.

Segundo o gerente executivo da ACE Batatais, Luiz Carlos Figueiredo, que também participou do seminário, os facilitadores do Sebrae, responsáveis pelo desenvolvimento das atividades, passaram várias tarefas diárias aos participantes, com um pouco de teoria e muita mais prática. “Às vezes estávamos fazendo três atividades ao mesmo tempo, com os facilitadores do Sebrae acompanhando, examinando, orientando e cobrando”, comentou.

O treinamento praticado no seminário é considerado intenso e além de mostrar como é na prática as responsabilidades de ter uma empresa, também simula situações de dificuldade com o objetivo de despertar o máximo potencial empreendedor de cada participante, fazendo com que ele pense em soluções inteligentes e criativas para sanar problemas.

No sábado, fechamento do Seminário Empretec, o primeiro realizado em Batatais, para os participantes era só festa. Muita animação entre eles por ter conseguido chegar ao final do treinamento com êxito, por terem realizado todas as tarefas, com relatos de que a sensação foi de absorção de muito conhecimento.

“O Seminário Empretec é algo absurdamente bom. Realmente um divisor de águas. Falando da minha vida, realmente esse seminário caiu do céu. Todas as dúvidas que eu tinha sobre empreendedorismo, os conceitos errados que eu guardava, os meus erros, tudo sanado e corrigido. Me sinto pronto para o mercado de trabalho graças ao treinamento Empretec do Sebrae. Teve participante que chorou de alegria com um misto de desespero para cumprir tarefa. Eu cansei bastante, mas me sinto muito feliz com tudo o que aprendi. Só tenho a agradecer a ACE Batatais pela iniciativa e a equipe do Sebrae que é extremamente competente”, Geovane Suave.

“Foi muito gratificante participar do Seminário Empretec. Saio totalmente renovado, com um enriquecimento espiritual, com uma visão totalmente diferente para o mundo do empreendedorismo e pessoal. Tenho certeza, que se eu for dividir em duas etapas a minha vida, seria uma antes do Empretec e outra depois. Foi muito bom mesmo participar”, Matheus Claro

“O Seminário Empretec veio para transformar minha visão empreendedora. Me abriu o horizonte e me fez enxergar o quanto temos potencial de crescimento, o quanto somos limitados dentro do nosso entendimento, que existe um mundo de oportunidades fora dele. Na vida aprendemos muito, mas aprender como fazer na prática é que vai trazer toda a diferença para meu negócio”, Yara Matos.

“A ACE Batatais ofereceu aos participantes do Seminário Empretec e à equipe do Sebrae, um coquetel comemorativo e de confraternização, foi uma verdadeira formatura, repleta de muita emoção, certificados de conclusão e fotos de lembrança. Ainda teve o plantio de uma árvore Ypê Roxo, na praça do Terminal Rodoviário, bem em frente à sede da entidade como marco desse dia tão especial”, informou o Figueiredo.

 

...

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE