Representantes da Secretaria Municipal da Cultura e da Associação Comercial e de Inovação de Marília estiveram reunidos na sede da entidade empreendedora, para início do alinhamento das atividades que serão desenvolvidas no mês de dezembro com a celebração do Natal, quando a cidade é produzida para a ocasião, com funcionamento do comércio à noite, logo na primeira semana, visando atrair consumidores local e regional. A secretária municipal Tais Vanessa Monteiro esteve presente no encontro e tomou conhecimento como a associação comercial pode colaborar. “A antecipação das conversas é para que possamos alinhar a programação cultural da cidade com as nossas atividades”, disse o presidente da entidade empreendedora, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que pediu pessoalmente ao Prefeito Vinicius Camarinha as conversas antecipadas.
Segundo o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, quanto mais cedo começar a discussão do que pode ser feito, melhor é a procura e com preços menores. “Se iniciarmos agora as discussões, quando dezembro chegar muita coisa já estará paga e preparada”, disse o dirigente ao lembrar que em todos os anos, as conversas ficam para próximo da data e nunca é possível fazer o que se desejava. “Natal Iluminado, como antigamente, nunca mais foi feito”, recordou Carlos Francisco Bitencourt Jorge que chegou a discutir isso com outros prefeitos e sempre ouvia algo diferente do que se fazia. “Por isso que passamos a fazer por nossa conta”, enfatizou o dirigente da associação comercial.
José Augusto Gomes lembra que nos últimos anos a entidade tomou a iniciativa e passou a desenvolver programas próprios e específicos para o Natal. A “Casa do Papai Noel”, o passeio pelas ruas do comércio, a distribuição de balas, os personagens infantis desfilando pelas ruas do comércio, a distribuição de algodão doce e até as maquiagens personalizadas, foram iniciativas realizadas pela própria associação comercial e alguns parceiros. “No ano passado tivemos o “Ônibus do Papai Noel”, com a casa itinerante que fez muito sucesso”, disse o superintendente ao mostrar alguns filmes, fotos e depoimentos sobre a repercussão da iniciativa da entidade, sem a presença do Poder Público Municipal.
A sugestão da associação comercial é fazer com que eventos culturais sejam inseridos entre as atividades da entidade. “Temos que somar forças”, defendeu Carlos Francisco Bitencourt Jorge. “Os nossos eventos devem fortalecer os eventos da Prefeitura, e vice versa”, enfatizou Marcelo Marcos Mantelli, vice-presidente da diretoria da associação comercial, presente no encontro realizado na entidade. “É preciso atrair o consumidor para os corredores comerciais com entretenimento para toda a família”, disse o dirigente ao sugerir programação para as crianças, jovens, adultos e idosos. “Vamos nos reunir mais vezes e começar a desenhar uma programação conjunta”, falou o presidente da associação comercial. “Temos que envolver, os shoppings, as lojas nos bairros, o centro comercial e toda a cidade”, enfatizou José Augusto Gomes. “Vamos reunir o que já fazemos e pensar em novos atrativos”, lembrou Marcelo Marcos Mantelli ao defender a unificação dos eventos.