Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

SCPC auxilia empresário associado à Aicita sobre concessão de crédito

Notícias 20 de abril de 2018

O SCPC é a sigla para Serviço Central de Proteção ao Crédito, um dos principais serviços prestados pela Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita). Ele integra uma rede de informações nacional administrada pela Boa Vista Serviços e objetiva oferecer aos associados da Aicita, seja no ramo de indústria, comércio ou serviços, informações de crédito necessárias para garantir maior segurança em transações como vendas a prazo, prestação de serviços, bem como análise para liberação de pedidos.

No momento em que o cliente deixa de pagar uma conta, o associado pode fazer a inclusão do nome deste consumidor inadimplente no SCPC local, da Aicita. Se, após a comunicação para o cliente, o débito não foi quitado, o nome constará nas consultas feitas a este banco de dados nacional. Os associados podem realizar até 40 inclusões mensais gratuitas. Por isso, a Associação reforça que a inclusão deve ser feita o quanto antes, aumentando a chance de recebimento e do consumidor voltar a ser um cliente ativo.

Principal banco de dados

Em Itatiba, o SCPC é o principal banco de dados. Já possui 48 anos – foi iniciado praticamente junto com a Associação, fundada em outubro de 1969. Durante todo este tempo, o sistema foi modernizado e adaptado às mudanças de mercado, acompanhando as novas tecnologias.

Hoje a consulta vem acompanhada do score de crédito, pontuação que analisa o comportamento do consumidor; ou seja, se possui score baixo, está inadimplente ou possui grande parte da renda já comprometida. Esta é uma informação importante para a decisão de liberação do crédito, uma vez que, caso o usuário do sistema opte por realizar a venda/serviço/financiamento, a empresa corre risco de não receber.

Para o consumidor conseguir uma pontuação de score mais alta, deve, por exemplo, liquidar seus débitos e quitar pontualmente parcelas de financiamento.

Benefícios da Associação

No mercado, existem outros bureaus (birôs) de crédito, que são as empresas ligadas às atividades de monitoramento que têm dados de negativados. No entanto, o associado da Aicita, além de utilizar o SCPC nas inclusões e consultas, conta com valor agregado deste serviço, já que poderá usufruir de outros benefícios.

Esta entidade de classe, constituída para prestar serviços aos associados, oferece consultorias gratuitas no âmbito jurídico e tributário, com profissionais qualificados, através de agendamento. Os associados ainda podem obter descontos na participação de cursos e palestras realizados pela Aicita, desconto na compra e validação de Certificado Digital, tabela diferenciada para o Plano de Saúde Unimed Itatiba e ACCrédito Alimentação (são três mil cartões ativos e 30 empresas credenciadas entre mercados, padarias e açougues). A entidade, localizada à Rua Cel. Camilo Pires – 230, conta com Departamento Comercial que está à disposição para esclarecimentos no 4534-7886 e 4534-7890.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE