Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Recuperação de crédito aumentou na cidade de São Carlos

Notícias 14 de maio de 2018

Houve um aumento de 1,1% da recuperação de crédito do consumidor 

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), empresa parceira da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), em divulgação sobre a recuperação de crédito do consumidor na cidade de São Carlos, informou que houve um aumento de 1,1% da recuperação na comparação mensal de março contra o mês anterior.

O levantamento apontou ainda que no resultado acumulado do ano, houve crescimento de 1,5% na cidade, seguindo a tendência do Estado de São Paulo que aumentou 2,2%. “Essa recuperação é reflexo da redução da taxa de juros junto com a retomada de crescimento da economia”, explica o presidente da ACISC, José Fernando Domingues. 

Com a queda da taxa de juros, o custo de financiamento fica mais barato e aumenta o volume de concessões, isso influencia a oferta e retomada da atividade econômica. Como o crédito tem grande representatividade no PIB brasileiro, então a recuperação observada é parte fundamental do plano de retomada do crescimento econômico. 

O resultado positivo faz com que os consumidores, cada vez mais, busquem a quitação de suas dívidas e, consequentemente, melhorem suas condições financeiras. “A partir dessa boa perspectiva de recuperação, há influência na demanda por mais crédito, que no primeiro trimestre desse ano também houve crescimento, resultando em 4,3% a mais, comparado com o mesmo período do ano interior”, completou o presidente da ACISC. 

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. O índice calculado pela média móvel dos últimos 12 meses do mês de referência, tendo como ano base a média desses valores em 2011 (base = 100). A partir de março de 2016, as séries dessazonalizadas (as quais utilizavam o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau) foram descontinuadas.

 

Descrição: Assinatura Fran

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE