Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Pesquisa mostra comportamento de comerciantes e consumidores

Notícias 16 de outubro de 2017

Rinaldo José Traskini e Eduardo Rino participaram da apresentação dos resultados da pesquisa no comércio de Pompeia

Foi apresentado para a diretoria da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, os resultados e análises de recente pesquisa desenvolvida no comércio pompeense, num trabalho em conjunto entre a associação comercial e a Universidade Eurípedes de Marília (Univem), do Instituto Superior de Tecnologia, com alunos dos cursos de: processos gerenciais e recursos humanos. “Foi um trabalho muito bem organizado e que muito ajudará o comércio a se programar melhor para atender com excelência os consumidores”, disse o presidente da ACE de Pompeia, Rinaldo José Traskini, satisfeito com o trabalho realizado e as possibilidades criadas com os resultados da pesquisa. “Vamos aproveitar tudo isso dentro do nosso próprio planejamento”, disse o dirigente de Pompeia que recepcionou o reitor do Univem, Luiz Carlos Macedo Soares e o gerente do Sebrae, Ricardo Khalil.

Dentre os resultados apresentados, a pesquisa apontou produtos nem sempre procurados entre as lojas da cidade de Pompeia como: geladeiras, roupas, calçados, material de construção, eletroeletrônicos, carros, automotivos, móveis e supermercados. “Precisamos melhorar nos preços, falta vagas de estacionamento, aumentar a diversidade e o número de lojas, ter um trânsito mais organizado, ter facilidades nas compras, e ter mais atratividades”, apontou a pesquisa apresentada pelo professor Eduardo Rino, quem coordenou o processo de captação e análise das informações. “Os consumidores consideram o atendimento muito bom, enquanto que os lojistas dizem que precisa melhorar”, falou ao mostrar pontos conflitantes da pesquisa.

Entre os pesquisados, 84% são moradores da cidade, o que direciona as necessidades de forma mais específica, entre as perguntas mais importantes como: avaliação do comércio, comportamento de compra, o que costuma não comprar, atendimento no varejo, necessidades e ações de segurança na Rua Senador Rodolfo de Miranda, entre outras. “Um obstáculo na rua foi sugerido por 25% da pesquisa, e 3% dos entrevistados sugerem um semáforo”, apontou Eduardo Rino ao mostrar os resultados numéricos. “74% dos entrevistados querem que o “Bota Fora” seja com as lojas de portas abertas”, apresentou o pesquisador, que acrescentou o desejo de 42% dos pesquisados como sendo o melhor dia, no domingo, diante dos 53% que preferem no sábado, comparou o acadêmico do Univem.

O fechamento do trânsito em datas consideradas de grande importância para o comércio varejista foi apoiada por 63% dos pesquisados, diante dos 28% que são contra. “Foram 56% dos entrevistados como proprietários de lojas, o que nos dá uma boa orientação”, avaliou Rinaldo José Traskini, presidente da ACE de Pompeia. “Foram 14% entre os gerentes e 28% entre os funcionários”, classificou ao considerar importante o material produzido que está a disposição dos associados da ACE de Pompeia. “As promoções com sorteio de prêmios foi considerada como a mais importante em termos de atrativos, o que mostra que a associação comercial está no caminho certo”, elogiou o dirigente ao notar as formas de pagamento e políticas de comercialização, como índices elevados entre os itens que chamam atenção na hora de comprar. “A pesquisa é uma radiografia do que acontece”, resumiu Rinaldo José Traskini.

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)
E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br
Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros
Skype: marciomedeiros8020
www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE