Maioria dos estabelecimentos que trabalha com produtos da época está otimista com as vendas de 2018, revela pesquisa ACMC
O chocolate está entre os doces preferidos dos brasileiros – o País está entre os cinco maiores consumidores da guloseima – e é nesta época do ano que ocorre a maior procura pelo produto. E com a melhora na economia registrada nos últimos meses, os comerciantes estão otimistas com as vendas da Páscoa 2018, a ser comemorada no dia 1 de abril. Pesquisa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) aponta que 85% dos estabelecimentos que comercializam produtos típicos desta data apostam em vendas favoráveis. E o melhor. Além dos tradicionais ovos de Páscoa, a expectativa é de boas vendas para outros doces e também outros produtos, como embalagens.
A pesquisa da ACMC revela, ainda, que os preços acompanham a mesma média do ano passado para a maioria dos produtos, o que é favorável para as vendas.
“Para quem trabalha com produtos de chocolates, doces e embalagens, a Páscoa é como se fosse o Natal e sempre com expectativa de aumento nas vendas. Existe uma grande procura pelos ovos de Páscoa industrializados e, principalmente, pelos caseiros, que entraram na onda gourmet e oferecem muitas opções diferenciadas para os consumidores”, ressalta Cláudio França, diretor da ACMC. “Além disso, a data movimenta a venda de outros tipos de guloseimas, já que nem todo mundo come chocolate, e alavanca a venda de produtos de outros segmentos porque a maioria das famílias promove reuniões e almoços para comemorar a data”, acrescenta o comerciante.
Realizada com supermercados e comércios de doces da cidade, a pesquisa da ACMC mostra que 85% dos comerciantes esperam vendas favoráveis nesta Páscoa, sendo que 43% destes têm expectativas de resultados superiores aos contabilizados no mesmo período de 2017.
“O fato de cair no início de abril, e portanto antes do pagamento, pode comprometer um pouco o desempenho, mas de qualquer maneira o movimento de consumidores já tem sido maior e as expectativas são positivas”, avalia o diretor da Associação Comercial.
Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), a previsão do setor é de crescimento de 4% a 5% nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa 2018.