Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Mococa recebe diretora do Conselho de Desenvolvimento de São João da Boa Vista

Notícias 19 de fevereiro de 2018

Na tarde da última quinta-feira (15), a convite do CODEMO (Conselho de Desenvolvimento de Mococa) e ACI Mococa, foi recepcionada na Prefeitura Municipal de Mococa, Amélia Queiroz - Diretora Executiva da Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista para falar um pouco do trabalho que é desenvolvido na cidade.

A Agência de Desenvolvimento de São João surgiu em 1999 e a principal missão era atrair novos investidores para o município por meio das empresas locais e novas, gerando desenvolvimento social e econômico para a cidade.

Amélia falou sobre a importância de existir um planejamento estratégico para o município, onde o foco é gerar emprego, renda e melhorias em geral para a cidade, explicou que é possível fazer isso através de levantamentos e pesquisas com a população.

Hoje, existe o planejamento chamado São João 2050, que é um plano de longo prazo que tem por objetivo orientar estratégias e ações de investimentos em desenvolvimento urbano, visando tornar a cidade mais competitiva, atraente e harmônica em termos sociais, urbanísticos e ambientais. Assim, o Plano e as ações relacionadas à sua elaboração são divididos em cinco eixos estratégicos: Mobilidade e Transporte, Desenvolvimento Sustentável, Serviços e Equipamentos Públicos, Espaços Públicos e Segurança, Habitação e Saneamento. Através da identificação de problemas tendenciais (tendências negativas), desenha-se um cenário desejado (visão estratégica) onde esses problemas são superados e as potencialidades são exploradas e contribuem para o desenvolvimento da cidade, seguindo metas e objetivos a partir de consensos construídos com a ajuda de todos.

O objetivo dessa visita foi apresentar o modelo de trabalho da Agência, para que Mococa e as cidades da região possam se unir e realizar também um projeto de melhoria contínua para o desenvolvimento da cidade.

“A ACI fica extremamente entusiasmada com o projeto apresentado. Através dele podemos ver que é possível planejar o futuro de uma cidade, desde que exista a união dos quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e a Iniciativa Privada. Quando planejamos a partir de um diagnóstico levantado pela própria população, as ações se tornam mais assertivas e ocorre um envolvimento da cidade em ver que seu desejo está sendo atendido. A Amélia conseguiu em poucas horas mostrar que podemos planejar o nosso futuro e a ACI com certeza fará parte deste projeto, sendo seu guardião”, comentou o Presidente da ACI, Mauricio Masili.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE