Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Lojas em Marília abrem até as 17 horas deste sábado

Notícias 13 de maio de 2022

Dentro do calendário estabelecido pelos comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e de Inovação de Marília, as lojas da cidade estarão abertas neste sábado, dia 14, até as 17 horas, conforme o combinado em assembleia geral extraordinária realizada na sede da entidade no início do ano, quando decidiu-se pelo funcionamento dos dois primeiros sábados de cada mês até as 17 horas, como é o caso deste dia 14. “Algumas lojas estão abrindo em todos os sábados e feriados, porém, seguem os dispositivos do dissídio coletivo de trabalho, que permite esta situação”, disse o presidente da associação comercial local, Adriano Luiz Martins, ao destacar o Código de Posturas do Município, que aponta a liberdade até as 17 horas nos dois primeiros sábados por mês.

 

O funcionamento das lojas aos sábados sempre gerou polêmica, desencontros e amplos debates, afinal, as leis Federal, Estadual e Municipal não são específicas para este fim, ocasionando interpretações das mais diversas, ficando claro, apenas, de que respeitando o dissídio coletivo assinado entre os representantes patronal e dos trabalhadores, é permitido o funcionamento em horários alternativos. “Isto para as lojas fixadas nos corredores comerciais, uma vez que, as lojas localizadas nos shoppings e nas galerias, seguem outro dispositivo legal”, comentou o superintendente da associação comercial, José Augusto Gomes, ao lembrar que shoppings e galerias funcionam normalmente até as 22 horas. “Sem contar alguns segmentos considerados como vitais para a comunidade”, frisou ao apontar supermercados, farmácias, postos de gasolina (com as lojas de conveniências) entre outros segmentos que também, atendem dispositivos legais diferenciados.

 

Diante da complexidade da situação a orientação da Associação Comercial e de Inovação de Marília é respeitar o que a maioria decidiu através da assembleia, dentro do Código de Posturas do Município. “Desta forma a maioria funciona até as 17 horas apenas nos dois primeiros sábados de cada mês”, resumiu Adriano Luiz Martins deixando claro que o lojista que se interessar em abrir nos demais sábados e feriados, deve seguir o que está registrado no dissídio coletivo assinado recentemente quanto as folgas, alimentação, transporte e adicionais. “Uma vez respeitando os detalhes do documento, não há problema algum em abrir”, repetiu o dirigente ao fazer o alerta para que lojistas não sejam surpreendidos posteriormente.

 

O horário de funcionamento das lojas em Marília no mês de Maio foi amplamente divulgado pela associação comercial, afinal, trata-se do segundo melhor mês do varejo, perdendo apenas para o mês de dezembro com o Natal. Este ano o feriado do Dia do Trabalho não atrapalhou em nada por ter sido num domingo, o mesmo acontecendo com o Dia das Mães, celebrado sempre no segundo domingo do mês. “E ainda assim tivemos a sexta-feira, dia 06, com funcionamento à noite, até as 22 horas, dentro do Código de Posturas do Município”, ressaltou José Augusto Gomes ao lembrar que os sábados dias 21 e 28 de maio o funcionamento da maioria das lojas da cidade será até as 13 horas. “No mês que vem, com o Dia dos Namorados, também teremos essa trégua de ser num domingo”, lembrou ao apontar o dia 16 de junho com o Corpus Christi (uma quinta-feira) como um complicador por ser feriado nacional. “Dia 24, Dia de São João, uma sexta-feira, não é feriado nacional”, falou aliviado.

 

LEGENDA – As lojas do comércio da cidade de Marília abrem neste sábado, dia 14, até as 17 horas

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Comércio 130522

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

 

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE