Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Lojas abrem no sábado até às 17 horas em Marília

Notícias 23 de fevereiro de 2024

 

As lojas do comércio da cidade de Marília estarão abertas neste sábado, dia 02 de março, o primeiro sábado do terceiro mês do ano, quando sempre as lojas ficam abertas até às 17 horas, conforme o calendário especial de funcionamento do comércio mariliense. Sempre o primeiro e segundo sábado do mês as lojas abrem até mais tarde, diferente dos demais em que os estabelecimento comerciais ficam abertos até às 13 horas. “Mas este mês, o último sábado do mês, também as lojas estarão abertas até às 17 horas”, disse o superintendente da Associação Comercial e de Inovação de Marília, José Augusto Gomes, observando o calendário definido pelos próprios comerciantes da cidade. “No mês de março serão três sábados com funcionamento especial”, frisou o dirigente ao lembrar que na sexta-feira, dia 29, a abertura do comércio é facultativa. “Será a Sexta-feira Santa”, alertou José Augusto Gomes.

 

O funcionamento das lojas do comércio de Marília está passando, segundo o dirigente da associação comercial, por um período de transição em razão do desejo de alguns lojistas de abrirem as lojas nos finais de semana e feriado. “Isso é possível desde que se respeite a convenção coletiva de trabalho”, disse o superintendente da entidade que desta vez está disponibilizando o acordo entre empregadores e empregados através de “QR Code” no próprio calendário distribuído gratuitamente para qualquer interessado. “Ao se conectar com o portal da associação comercial o comerciante terá todas as informações sobre a abertura da loja nos feriados e fim de semana”, disse o dirigente mariliense.

 

De acordo com José Augusto Gomes é de fundamental importância que o consumidor esteja devidamente informados sobre o funcionamento das lojas independentemente do dia. “Abrir a lojas e não avisar o consumidor é um risco muito grande”, disse ao lembrar que as lojas localizadas em shopping, galerias e condomínios contam com legislação própria de horário de funcionamento e dia de abertura. “As lojas nos corredores comerciais precisam investir na publicidade para que o consumidor saiba que a loja está aberta num dia especial”, insiste o dirigente acostumado com este tipo de situação. “Há décadas a associação comercial faz isso, mas hoje o lojista precisa reforçar”, explicou ao lembrar da necessidade de informar o consumidor, principalmente num dia atípico. “O consumidor está acostumado com o trivial”, falou. “Quando se trata de algo diferente é preciso avisar”, ensinou ao fazer com que a associação comercial informe o básico.

 

José Augusto Gomes reconhece que muitos consumidores se confundem com os sábados abertos até às 17 horas e aqueles em que o funcionamento é até às 13 horas. “Temos um serviço de atendimento telefônico na Acim especialmente para isso, e as ligações são muitas, apesar de colocarmos nas mídias sociais e no portal eletrônico”, falou ao solicitar a colaboração dos comerciantes para que também informem os consumidores de alguma forma. “Houve uma época em que todos agiam igual: quando fechavam, todos ficavam fechado, mas hoje a necessidade faz com que cada loja faça diferente, e neste caso o consumidor pode ficar confuso”, opinou ao reforçar a necessidade da divulgação do horário de atendimento da loja nos feriados e sábados. “Sem contar o comércio eletrônico que está aberto 24 horas do dia, sete dias da semana”, lembrou.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE