Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Jundiaí vira cenário para produção cinematográfica sobre imigração italiana

Notícias 20 de julho de 2022

Diferentes bairros de Jundiaí e região serão transformados em cenário para a produção “Onde há vida, há esperança”, do brasileiro Rodrigo Rodrigues, que retratará a imigração italiana no Brasil.

A partir de agosto, a gravação do filme, que tem apoio da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, trará à cidade atores renomados como Luciano Szafir, que atuou em diversas novelas brasileiras, Leandro Firmino e Alexandre Rodrigues, protagonistas de “Cidade de Deus”, Christianne Oliveira, atualmente no seriado inglês “The Great”, Gustavo Novaes e Daniel Bauerfeldt, de “Pé na Cova”, entre outros.

A gravação do filme terá participação de figurantes da cidade e as pessoas interessadas podem enviar uma foto (profissional e ou caseira), com o contato de telefone para cast.filmeitaliano@gmail.com

O filme se passa na Itália, em 1886, quando milhões de italianos emigraram para o Brasil, deixando suas famílias para trás. É inspirado na história de Santo Cereser (Marlon Blue), um jovem agricultor que chegou ao Brasil depois de perder quase tudo o que possuía na Itália. “A história dele é mágica e chama muito a atenção”, afirma Rodrigo.

A escolha por Jundiaí como cenário não foi à toa. Rodrigo é nascido em São Paulo, mas cresceu entre Jundiaí e Itupeva, onde ainda tem parentes.  Além do amor de diretor pelo município jundiaiense, o fato de a cidade ser apontada como uma das maiores colônias italianas do Brasil também contribuiu para a escolha como cenário das filmagens.

As cenas testes de “Onde há vida, há esperança” foram gravadas no centro histórico de Paraty e também servirão de cenário Vassouras e Valença, no Estado Rio de Janeiro e a lavoura de café da Fazenda São Joaquim, em São Sebastião da Bela Vista.

Em Jundiaí, além de figurantes, a produção está buscando apoio de empresas que poderão contribuir com o filme e como contrapartida terão suas marcas divulgadas de acordo com as regras vigentes.  Segundo Rodrigo, o filme “Onde há vida, há esperança” já conta com o patrocínio da Cereser e Castelo Alimentos.

A produção também busca a doação de produtos de diferentes tipos: escritório/papelaria, farmácia, alimentação, entre outros.  Interessados podem entrar em contato com assist.filmeitaliano@gmail.com

Quem é Rodrigo

Rodrigo começou estudando teatro ainda criança. Frequentou a Escola de Arte Dramática de Jundiaí e o Teatro Escola Claudio Mello, depois seguiu para São Paulo. Ao longo de sua carreira já atuou e produziu mais de 50 peças.

Em 2000 fez a primeira viagem para a Irlanda, onde morou até 2012, e lá iniciou a carreira internacional. Atualmente morando em Londres, divide-se entre a Europa e o Brasil. Em 2019 lançou “Goitaca”, que tem no elenco Luciano Szafir, Lady Francisco, Leandro Firmino e Christianne Oliveira, que foi premiada como melhor atriz coadjuvante, no papel de Camapuã, no London IFF 2021.

Durante esta premiação, “Goitaca” recebeu outras nomeações: Escolha do Júri; Melhor Cinematografia; Melhor Efeitos Visuais (muitos deles obra do próprio Rodrigo). 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE