Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

José Bonifácio tem aumento significativo de devedores em janeiro

Notícias 15 de fevereiro de 2018

No mês de janeiro foram incluídos 339 novos nomes na lista de devedores em José Bonifácio. O número representa um aumento de 110% em relação ao mês anterior, dezembro de 2017. Em comparação com janeiro do ano passado, que registrou 263 novos negativados, o aumento é de 29%. Os dados são da ACEJB (Associação Comercial e Empresarial de José Bonifácio) via Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

Uma das justificativas para o aumento foi a promulgação da Lei Complementar 16.624/2017 que acabou com a exigência do Envio de Débito via A.R (Aviso de Recebimento), o que diminuiu custo e burocracia para que sejam registrados os nomes dos devedores no SCPC.

Em relação aos nomes que foram retirados da lista de negativados, houve um pequeno aumento. Em dezembro de 2017 foram 256 pessoas que voltaram a ter crédito no comércio contra 273 em janeiro de 2018, aumento que representa 7%.

No quesito consulta, que é realizado quando o comerciante se depara com novos clientes em potencial de compra, janeiro de 2018 registrou 8.572 novas consultas. Em dezembro o número de consultas ficou acima de 9 mil. As compras de final de ano com o 13º salário devem ser levadas em consideração quando analisamos o mês de dezembro, algo sazonal referente aos outros meses do ano.

Outro fator que faz de janeiro um mês ruim para o comércio em geral são os impostos do início de ano como IPTU e IPVA. Já para as lojas, como papelarias, que vendem materiais escolares e de escritório, janeiro é considerado um mês de boas vendas.

Segundo Adauto Trinca, Presidente da ACEJB, os dados devem ser analisados levando em consideração fatores econômicos regionais. “O índice de desemprego na nossa região pode estar fortemente atrelado aos dados de negativação e diminuição do poder de compra. Os dados são importantes para olharmos o todo da nossa economia local e entender o que influencia os números”.

Mais informações:

Amanda Perez - Gestora de Conteúdo

(17) 99196-5482

amandaperez.jn@gmail.com

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE