Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Instituto Talentos amplia presença na rede Facesp

Notícias 13 de julho de 2022

Duzentas Associações Comerciais da rede Facesp com o serviço ativo, o que representará mais de cinco mil estudantes exercendo a função de estagiário ou de aprendiz. Estas são as metas que o Instituto Talentos (Intal) pretende atingir em 2022. 

Organização Social sem fins lucrativos, que visa a integração do jovem ao mercado de trabalho, por meio de ações que complementam e fortalecem o processo de aprendizado e desenvolvimento profissional, o Intal é um importante parceiro das ACs e tem se consolidado como um dos principais produtos do portfólio da rede Facesp. 

“A Facesp passou a ter no Instituto Talentos um dos pilares do Plano de Fortalecimento (PFor), programa criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver”, afirmou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos. Atualmente, 125 ACs contam com o serviço. 

“A cada semana, novas ACs têm se juntado ao nosso time, fazendo com que o Intal seja o maior agente de integração do Estado, em número de cidades atendidas”, afirmou o presidente do Instituto Talentos, Afonso Lamounier. “Além de prestar um serviço que agrega valor à entidade e beneficia o associado, a AC é remunerada por este trabalho”, frisou. 

Lamounier ressalta que há Associações Comerciais que já contam mais de 100 estagiários, “o que gera receitas mensais importantes”. “A AC que conta com o Intal passa a ter uma grande visibilidade, principalmente pelo caráter social do serviço, uma vez que as portas do mercado de trabalho são abertas aos estudantes”, avaliou. 

Ao longo dos últimos seis anos, o Instituto Talentos já beneficiou mais de 125 mil jovens alunos, que passaram a atuar como estagiário ou aprendiz. 

SOLUÇÕES 

O Instituto Talentos coloca à disposição soluções inovadoras aos empreendedores associados e ao Poder Público local. Os programas de estágio e de aprendiz, por exemplo, permitem que as empresas contratarem estudantes para realizar atividades laborais, sem vínculo empregatício. Com isso, as empresas tem a isenção dos encargos sociais e trabalhistas de uma relação de trabalho. 

E por meio do apoio do Intal, as prefeituras podem manter os estagiários ativos o ano todo. “Dada a configuração jurídica do Instituto, a parceria pode ser feita com dispensa de licitação, o que facilita o acordo”, explica Lamounier. 

Para mais informações sobre o Instituto Talentos: http://institutotalentos.org.br/

SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 58 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo. 

SOBRE O PFOR: O Plano de Fortalecimento (PFor) da Facesp foi criado para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais possam crescer e se desenvolver, tendo como ponto de apoio o trabalho do agente de desenvolvimento regional e do vice-presidente regional da Federação.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE