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Índice de Confiança do Varejo apresenta aumento em agosto

Notícias 13 de setembro de 2018

O ICV-P (Índice de Confiança do Varejo de Piracicaba), levantamento mensal realizado pela Ejea/Esalq-USP (Empresa Júnior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), apontou aumento de 10,16% no mês de agosto. Esta é a segunda variação positiva do ano, passando de 94,14 para 103,71 pontos na análise, se comparado com o mês anterior. A primeira alta se deu em abril deste ano, quando o índice foi positivo em 4,5%.

Para o presidente em exercício da Acipi, Marcelo Cançado, o índice positivo, diferentemente do ocorrido nos meses anteriores, aponta para uma sensação de otimismo ainda que o cenário não esteja totalmente favorável para o varejo. “Devido à fragilidade do momento político e econômico, nós, empreendedores, percebemos que o consumidor pauta sua tomada de decisão factualmente, isto é, de acordo com o que está ocorrendo no país em determinado período. Vem sendo desta maneira nos últimos meses, pois os consumidores estão cautelosos devido às instabilidades. Contudo, o índice aponta uma sensação de otimismo e esperamos que, gradualmente, haja uma retomada definitiva da economia”, disse.

O ICA (Índice de Confiança Atual), que mede a confiança dos varejistas em relação à economia e às suas vendas no mês, também registrou aumento. A análise aponta crescimento de 15,10%, no período analisado, contrastando com a variação negativa de 13,47% apresentada em julho. Ocorreu, também, uma percepção positiva em relação à perspectiva futura da economia, mensurada pelo ICF (Índice Futuro), que teve um aumento de 7,54% em agosto e queda de 5,41% em julho.

SEGMENTOS – Os setores analisados apresentaram variação diferente. O segmento de Habitação cresceu 14,59%, significativamente maior que no mês anterior, quando o índice apontou para 0,71%.

No setor Automotivo, segundo resultado calculado pela Ejea, o aumento foi mais expressivo, de 45,21% em relação ao mês anterior. O setor de Alimentação também registrou aumento de 5,72%, quando comparado ao mês anterior, enquanto os setores de Vestuário e Higiene e Cuidados Pessoais tiveram comportamentos de queda, 5,80% e 9,82%, consecutivamente.

"Apesar do setor Vestuário registrar queda, todos os demais pesquisados e o índice geral apresentaram uma expectativa positiva em relação ao mês anterior, proporcionando uma inversão do viés de baixa que o índice vinha acumulando nos últimos meses", ressaltou a coordenadora do ICV-P, na Esalq-USP, Milena La Rubia.

Cançado destaca, ainda, a importância do empresário se posicionar frente às dificuldades. “Em todo tempo é necessário olhar para a empresa, perceber os pontos de fragilidade e avançar rumo às melhorias. E a Acipi oferece ferramentas essenciais. Temos treinamentos, orientações jurídicas e todo o suporte necessário para que o empreendedor permaneça competitivo no mercado”, concluiu.

SOBRE O ÍNDICE – O ICV-P é calculado desde 2014, com base em entrevistas realizadas mensalmente com 200 comerciantes e contempla três tipos de indicadores: o ICA (índice atual), que mede a expectativa atual dos comerciantes; o ICF (futuro), que mede a expectativa futura, e o ICV-G (geral), que leva em conta as vendas atuais e a perspectiva futura do comerciante piracicabano em relação à economia.

O levantamento é utilizado como referência para os tomadores de decisão de Piracicaba e região, conforme a Ejea. A partir do último mês de julho, foi inserido na análise também o setor Automotivo. Portanto, o levantamento tem como base cinco setores predominantes no município: Higiene e Cuidados Pessoais, Alimentação, Vestuário, Habitação e Automotivo.

SERVIÇO – Outras informações sobre o índice com a equipe da Ejea/Esalq-USP pelo e-mail: icv.piracicaba@gmail.com.

Natália Marim
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 757
www.acipi.com.br

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