Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Hoje é comemorado o ‘Dia do Comerciante’: Acig fala sobre o setor

Notícias 16 de julho de 2021

Se não fosse a pandemia, certamente a manchete seria outra. A Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG construiu uma trajetória que fez do 16 de julho, Dia do Comerciante, um momento singular de comemoração na cidade. O ‘Jantar da Acig’ tornou-se tradicional e nessa data festiva se agregava alegria, compromisso, descontração e homenagens. Ponto de encontro de amigos, empresários, comerciantes e familiares. Então, certamente, a manchete, fora do período pandêmico, trataria sobre o evento. Mas, ainda que não haja festa, há motivos para comemorar a data, pois, num cenário inóspito, não foram poucos os que sobreviveram em Garça.

“Faz dois anos que não realizamos nosso tradicional jantar. Talvez, no ano que vem, com a população vacinada, com a pandemia controlada, possamos festejar, mas estamos ai, tentando. O comerciante garcense tem sido um herói. Muito se falou em herói, principalmente em relação aos profissionais da Saúde que, na linha de frente, enfrentaram um inimigo desconhecido. Realmente são heróis e isto é inegável, mas nossos comerciantes também o são”, falou o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG, Fábio Dias.

De acordo om o gerente, o comerciante garcense traduz o que acontece com a categoria em todo território nacional. Ele vem tentando se superar, tentando se renovar, virar o jogo.

Dias lembra que alguns ficaram pelo caminho, não conseguiram vencer os obstáculos impostos e para outros, as ajudas governamentais chegaram com atraso.

“A pandemia fez com que muitos ficassem de portas fechadas e, com isso, a crise econômica causada pelo novo coronavírus talvez seja superada no ano que vem. O avanço da vacinação traz boas expectativas. O consumidor, vacinado, fica mais confiante e volta a circular. No período de isolamento, muitos fatores culminaram com a crise. Foi o desemprego, a insegurança, as incertezas sobre o que aconteceria. Agora, as coisas estão retomando seus lugares, o que nos traz um bom motivo para comemorar, mesmo que não seja num jantar da Acig”, falou o gerente.

Segundo Dias, o comerciante se reinventou e agregou novas tecnologias, uma mudança que não tem a possibilidade de voltar. 

As redes sociais, a internet, as vendas online, passaram a fazer parte do dia a dia de todo comerciante. Não importa se pequeno ou grande, o WhatsApp deixou de ser meio de comunicação social. Virou intermediador de compra/venda. Mudanças que vieram para ficar.  

“O comércio tem se reinventado para manter as vendas, os empregados e os clientes. A internet se tornou uma grande aliada de todos neste período de isolamento. Muitos comerciantes tornaram suas lojas físicas em lojas virtuais, pois tiveram que se adaptar à nova maneira de vender, mas muitos continuam na expectativa de voltar aos modos pré-pandemia”, salientou Fábio Dias.

O fato é que hoje, dia 16 de julho, se comemora o Dia do Comerciante. Uma data que homenageia todos os que trabalham no varejo, maior empregador privado do País e responsável por movimentar R$ 1,75 trilhão em 2020, ou 23,65% do PIB, de acordo com o IBGE. 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE