“A mudança nos traz oportunidades que temos que abraçar. As empresas que resistirem a isso vão morrer”. Essa foi uma das considerações do líder mundial em inovação Hitendra Patel em palestra dia 20/9 na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no centro da capital paulista. O tema da exposição foi “Inovação no varejo – Internacionalizando sua empresa com foco no mercado norte-americano”.
Patel ressaltou que a velocidade da inovação nunca foi tão importante e citou empresas que alcançaram o sucesso por meio disso, como Amazon, Uber e Airbnb. Também lembrou de empresas que não compreenderam a pressa das transformações e hoje não existem mais, como Kodak, AOL e Blockbuster. “Precisamos plantar a semente [da inovação] hoje. Quem começa um dia depois pode perder dinheiro”, reforçou.
Forças
O guru da inovação elencou quatro forças que podem oferecer “surpresas inevitáveis”. São elas: Greennovate, força voltada para inovações que envolvam o meio ambiente e a falta de recursos naturais, como o petróleo; Connectivate, que traz a conectividade como potencializadora de resultados; Healthovate, força que aponta para questionamento de como será o futuro na saúde, com pessoas vivendo mais por meio da tecnologia; e Robovate, que indica que tudo será feito por robôs, minimizando a presença humana. “A era dos Jetson enfim chegou”, sentenciou.
Ao responder à pergunta: “De onde vêm as grandes ideias? ”, Patel disse que o gênio é aquele que faz a conexão de pontos [ideias convergentes] mais rapidamente. Entre as dicas que ele deu estão:
- Conecte, desconecte e reconecte os pontos;
- Quebre regras;
- Não interaja somente com pessoas que pensam igual a você;
- Trabalhe com parceiros, nunca sozinho;
- Entender o consumidor do futuro e pensar como ele pensa.
Ambiente perfeito
O evento contou com a presença da consulesa comercial do Consulado Geral dos EUA, Kennia Somerville. Ela disse que o mercado americano é propício para empresários brasileiros alinhados ao pensamento inovador. “Os Estados Unidos, além de serem a nação que mais recebe investimentos internacionais, oferece um ambiente perfeito para as empresas brasileiras se estabelecerem, venderem ou incrementarem os seus negócios na América”.
Somerville apresentou o cenário da relação comercial entre EUA e Brasil, que, em 2015, alcançou U$ 28 bilhões de exportação no setor de serviços, feito dos EUA ao País, com tendência de crescimento ainda neste ano. Também em 2015, o Brasil investiu nos EUA 23 bilhões, fazendo com que ele figurasse na lista dos 20 maiores investidores internacionais.
O encontro foi organizado pela São Paulo Chamber of Commerce, braço de comércio exterior da ACSP, em parceria com o Serviço Comercial dos Estados Unidos do Consulado Americano, a Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo (SBVC), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) e o Conselho do Varejo da ACSP.
O evento continuou nesta quinta-feira (21/9) com a seguinte abordagem: inovando para ter mais eficiência e competitividade, internacionalizando minha empresa, o que devo considerar para estabelecer minha empresa nos EUA, como ter sucesso no mercado norte-americano, registro de produtos, canais de distribuição, apoio para encontrar importadores nos EUA e entendendo a logística nos EUA: warehouse e serviços de portos. O seminário foi coordenado por Roberto Ticoulat, vice-presidente da ACSP e presidente do conselho deliberativo do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex). Ele foi escolhido, pelo BNDES, conselheiro do banco no conselho de administração da JBS.
Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
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Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.