Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Guru mundial da inovação, Hitendra Patel compartilha suas ideias com empresários na ACSP

Notícias 25 de setembro de 2017

“A mudança nos traz oportunidades que temos que abraçar. As empresas que resistirem a isso vão morrer”. Essa foi uma das considerações do líder mundial em inovação Hitendra Patel em palestra dia 20/9 na sede da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no centro da capital paulista. O tema da exposição foi “Inovação no varejo – Internacionalizando sua empresa com foco no mercado norte-americano”.

Patel ressaltou que a velocidade da inovação nunca foi tão importante e citou empresas que alcançaram o sucesso por meio disso, como Amazon, Uber e Airbnb. Também lembrou de empresas que não compreenderam a pressa das transformações e hoje não existem mais, como Kodak, AOL e Blockbuster. “Precisamos plantar a semente [da inovação] hoje. Quem começa um dia depois pode perder dinheiro”, reforçou.

Forças
O guru da inovação elencou quatro forças que podem oferecer “surpresas inevitáveis”. São elas: Greennovate, força voltada para inovações que envolvam o meio ambiente e a falta de recursos naturais, como o petróleo; Connectivate, que traz a conectividade como potencializadora de resultados; Healthovate, força que aponta para questionamento de como será o futuro na saúde, com pessoas vivendo mais por meio da tecnologia; e Robovate, que indica que tudo será feito por robôs, minimizando a presença humana. “A era dos Jetson enfim chegou”, sentenciou.

Ao responder à pergunta: “De onde vêm as grandes ideias? ”, Patel disse que o gênio é aquele que faz a conexão de pontos [ideias convergentes] mais rapidamente. Entre as dicas que ele deu estão:
- Conecte, desconecte e reconecte os pontos;
- Quebre regras;
- Não interaja somente com pessoas que pensam igual a você;
- Trabalhe com parceiros, nunca sozinho;
- Entender o consumidor do futuro e pensar como ele pensa.

Ambiente perfeito
O evento contou com a presença da consulesa comercial do Consulado Geral dos EUA, Kennia Somerville. Ela disse que o mercado americano é propício para empresários brasileiros alinhados ao pensamento inovador. “Os Estados Unidos, além de serem a nação que mais recebe investimentos internacionais, oferece um ambiente perfeito para as empresas brasileiras se estabelecerem, venderem ou incrementarem os seus negócios na América”.

Somerville apresentou o cenário da relação comercial entre EUA e Brasil, que, em 2015, alcançou U$ 28 bilhões de exportação no setor de serviços, feito dos EUA ao País, com tendência de crescimento ainda neste ano. Também em 2015, o Brasil investiu nos EUA 23 bilhões, fazendo com que ele figurasse na lista dos 20 maiores investidores internacionais.

O encontro foi organizado pela São Paulo Chamber of Commerce, braço de comércio exterior da ACSP, em parceria com o Serviço Comercial dos Estados Unidos do Consulado Americano, a Sociedade Brasileira de Varejo de Consumo (SBVC), a Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA) e o Conselho do Varejo da ACSP.

O evento continuou nesta quinta-feira (21/9) com a seguinte abordagem: inovando para ter mais eficiência e competitividade, internacionalizando minha empresa, o que devo considerar para estabelecer minha empresa nos EUA, como ter sucesso no mercado norte-americano, registro de produtos, canais de distribuição, apoio para encontrar importadores nos EUA e entendendo a logística nos EUA: warehouse e serviços de portos. O seminário foi coordenado por Roberto Ticoulat, vice-presidente da ACSP e presidente do conselho deliberativo do Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras (Ceciex). Ele foi escolhido, pelo BNDES, conselheiro do banco no conselho de administração da JBS.

Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE