Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Grupo simula no Centro resgate de pessoas desaparecidas com o apoio de cães

Notícias 30 de setembro de 2021

O Grupamento de Busca e Resgate Sul Paulista (GBR-Sul Paulista) realiza neste final de semana, em Jundiaí, o 8° Módulo do Curso teórico e prático de condução de cães de mantrailing, com participação de 50 pessoas representantes das forças de segurança de Jundiaí, São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro e outras regiões do país. O curso tem apoio da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

Durante o final de semana os participantes farão atividades práticas e teóricas. O grupo vai simular três situações de pessoas desaparecidas e uma delas será no Centro, no domingo, a partir das 8h, com participação de cerca de 20 cães de mantrailing, que são treinados para este tipo de ação. Neste dia será simulada a busca de uma pessoa desaparecida que foi vista pela última vez em um comércio do Centro de Jundiaí.

As atividades na cidade serão conduzidas por Ana Beatriz Mincarelli Albernaz, fundadora e coordenadora do GBR-Sul Paulista, que já cursou oito seminários de mantrailing na Virginia, nos Estados Unidos, e um na Bavária, na Alemanha. Ela já trabalhou em vários casos reais cooperando com familiares de desaparecidos, atuou com a Academia da Força Aérea em Pirassununga, com a Polícia Civil de São Paulo, entre outras instituições.

Segundo o subinspetor Daniel da Silva, da Guarda Municipal de Jundiaí, este curso tem por objetivo treinar cães, condutores e futuros instrutores para auxiliar a busca de perdidos, desaparecidos, pessoas suspeitas e criminosos tanto durante o dia quanto à noite, em qualquer condição em que seja possível a operação com cães, proporcionando a todos os envolvidos conhecimentos técnico-especializados necessários à atividade. “Os envolvidos participam destes treinamentos de forma voluntária, com a missão de se desenvolverem para a busca de pessoas desaparecidas com o auxílio de cães de faro e assim apoiarem o trabalho de órgãos públicos e das forças policiais.”

O presidente da ACE Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro, elogia a dedicação destes profissionais e reforça a importância da qualificação das forças policiais. “Qualquer família está sujeita a situações de desaparecimento e ter equipe treinada para atuar em nossa cidade demonstra o cuidado e a preocupação com os cidadãos.”

--

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE