Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Foi uma surpresa negativa, diz ACSP sobre vendas do comércio brasileiro em setembro

Notícias 13 de novembro de 2018

Esperança agora é o fim do ano, com a Black Friday e o Natal, comenta Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo

São Paulo, 13 de novembro de 2018. Para Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o aumento de apenas 0,1% nas vendas do varejo nacional restrito em setembro ? na comparação com o mesmo mês de 2017, conforme divulgou hoje o IBGE – foi uma surpresa negativa.

“Esperava-se um crescimento da ordem de 2%. O resultado sugere que a elevação do preço dos combustíveis e da energia elétrica tirou poder aquisitivo do consumidor, principalmente recursos que seriam gastos nos supermercados. Além disso, a incerteza eleitoral fez com que o brasileiro postergasse compras e a alta do dólar encareceu produtos como tecidos e eletrônicos”, comenta Burti, que lembra que setembro deste ano teve um dia útil a menos do que em 2017.

Ainda no entendimento dele, uma vez que todos esses fatores conjunturais se mantiveram em outubro, o IBGE deverá novamente registrar resultados aquém do esperado na próxima divulgação, repetindo comportamento já captado pelo Balanço de Vendas/ACSP, que em outubro registrou aumento de apenas 0,4% no comércio da capital paulista. “Provavelmente o fenômeno vai se repetir no âmbito nacional”.

“A esperança agora é o fim do ano, com a Black Friday e o Natal. Passada a incerteza política, tradicionalmente o consumidor fica mais otimista e, se o varejo conseguir captar bem esse ânimo, os resultados poderão surpreender positivamente”, conclui o presidente da ACSP.

 

Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa ACSP
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287

 

 

Sobre a ACSPA Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE