Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Fernando Haddad, pré-candidato ao governo estadual palestra na ACIMG

Notícias 20 de julho de 2022

Ontem (19) aconteceu mais um Encontro com Empreendedores na ACIMG (Associação Comercial e Industrial de Mogi Guaçu). O convidado foi o pré-candidato ao governo estadual, Fernando Haddad (PT).

O evento é promovido pela FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e tem por objetivo apresentar as propostas de governo dos pré-candidatos aos empresários locais, especialmente as voltadas para o setor empresarial.

Os principais pontos abordados pelo pré-candidato foram tributação, emprego, renda, mas sem esquecer de saúde, educação e segurança.

Haddad aprofundou a discussão sobre a tributação no Brasil, que gera uma guerra fiscal entre os estados. Pois, a oferta de impostos menores faz uma indústria migrar de um estado para outro. Dessa forma, não acontece mais industrialização no país, porque para um estado ganhar uma indústria, o outro perde, e assim não acontece geração de empregos. Já que a guerra fiscal não tem um parâmetro, a saída, segundo ele, é um entendimento entre governo federal e estaduais para acabar com a questão. O ISS (Imposto Sobre Serviços), que é um imposto municipal, é exemplo disso, pois criou-se regras para não acontecer guerras fiscais entre os municípios.

O pré-candidato também falou sobre a importância das médias e pequenas empresas, que geram a maioria dos empregos no país e a forma de tributá-las, como o Simples e o Super Simples.

Por fim, Haddad fechou os tópicos, tributação, emprego e renda com o projeto de criação do Sistema Estadual de Inovação, que é um sistema que funciona com participação tripartite: governo, iniciativa privada e instituições de ensino. Esses três atores trabalhando de forma estruturada poderiam fazer como faz tanto a Califórnia, nos Estados Unidos quanto Ontário, no Canadá, que é gerar todo o processo, desde a pesquisa básica, o investimento até a geração de empregos, pois todo o processo seria feito em território paulista, em comum acordo, por isso não haveria fuga das indústrias para outros estados e a geração de empregos e renda seriam mantidos no estado.

“Se tivermos uma comissão tripartite que explore todo o potencial de desenvolvimento econômico do nosso estado, região por região, cidade por cidade, você vai ver brotar indústrias aqui que não poderão sair para outro lugar, simplesmente porque o arranjo produtivo terá capital do estado, capital privado e a pesquisa paulista, aí não foge, o emprego não foge mais”, afirmou.

O evento foi organizado pela RA16, Região Administrativa da Facesp e contou com a participação do vice-presidente, José Eduardo Rodrigues de Carvalho e do presidente da ACIMG, Edson Bombo.

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE